Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Existe água na lua?

Existe água na lua?

Descoberta

Será que existe água na lua? Em que quantidade? A missão Lcross da NASA, foi descobrir. Leia mais

Seria possível encontrar água na lua? (Foto: Montagem/Reprodução)

Seria possível encontrar água na lua? (Foto: Montagem/Reprodução)

Desde o principio da humanidade, a Lua foi um dos principais objetos de curiosidade da humanidade. Na antiguidade, inúmeros astrônomos realizaram pesquisas para saber um pouco mais sobre esse satélite natural.

Devido a toda essa fissuração, no ano de 1969 o primeiro homem pisou na Lua, seu nome era Neil Armstrong (1930-2012), e após esse feito histórico nós passamos de meros observadores, para exploradores da Lua, tendo como principal objetivo encontrar água.

Você sabe qual a importância da Lua para a Terra? clique aqui e saiba qual a sua função

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) é a principal responsável por essas pesquisas, ela é a mais conhecida agência espacial do mundo, com suas tecnologias de ponta e grandes investimentos, ela enviou diversos robôs para realizar o reconhecimento terrestre da lua e fotografou quase toda ela utilizando seus câmeras de precisão.

Missão Lcross

A missão Lcross teve por objetivo encontrar água na lua.

A missão Lcross teve por objetivo encontrar água na lua. (Foto: NASA)

Em outubro de 2009 a NASA realizou uma missão chamada Lcross (Lunar crater observation and Sensing Satellite), eles enviaram um foguete do satélite Lcross em direção à Lua, mais precisamente na grande cratera Cabeus, causando assim a abertura de um enorme buraco e também de uma grande nuvem de poeira lunar, com isso eles conseguiram capturar amostras dessa poeira e a analisaram.

O resultado da análise comprovou que havia moléculas de água no material coletado, por fim eles descobriram uma grande quantidade de água cristalizada (gelo) no subsolo de uma região do pólo sul da Lua, nessa região os termômetros nunca sobem acima dos 170 graus negativos.

Existe muita água na Lua?

De acordo com uma informação da NASA, no dia 25 de Setembro de 2009, existe uma quantidade razoável na Lua, mas não no seu estado liquido.

Ela pode ser encontrada em vastas áreas da superfície lunar em poucas quantidades. Após a confirmação da existência de água na lua, a ideia futurista de montar uma base permanente no nosso satélite natural passou a ser mais viável e abriu ainda mais a ideia de que possa existir água em outros planetas e subsequente, vida.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas