Fases de uma infecção e tratamento

Gostou? Seja +1!

Categoria: Tratamentos
Postado em:
Home » Tratamentos » Fases de uma infecção e tratamento





Infecção-por-vírus

A infecção por vírus passa por quatro estágios: Incubação, pródromo, convalescença e tratamento

Ás vezes, o agente infeccioso atua unicamente sobre uma determinada área. Nesses casos, não se pode falar em doença infecciosa, já que esta consiste num processo generalizado, ou seja, que alcance todo o organismo. Na evolução de toda doença infecciosa, distinguem-se vários períodos.

Incubação

O primeiro é chamado de periodo de incubação, que pode durar desde um dia (como em alguns casos de cólera asiática), até dois meses (como determinados casos de raiva); em muitas outras ocasiões, ao longo deste período não surge nenhum sintoma de enfermidade.

Pródromo

Depois do periodo de incubação aparece o período de estado ou de enfermidade propriamente dita, também conhecido como pródromo durante este período, manifestam-se todos os sintomas e os sinais próprios de cada doença.

Convalescença

Por último chega-se ao período da convalescença, durante o qual diminuem progressivamente todos os sinais e sintomas até que se dá a cura.

As manifestações clínicas gerais das enfermidades infecciosas incluem diversos sinais e sintomas comuns a todas elas. Um dos mais constantes é a febre (embora nem sempre signifique infecção). Outros sintomas gerais são a sensação de abatimento (astenia), com impressão, por parte da pessoa, de estar realmente doente; dores de cabeça (cefaleia). Dores articulares (artralgias); aumento do ritmo cardíaco (taquicardia) e perda de apetite.

Tratamento

Para o diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas é preciso que, quando se observarem a manifestações clinicas, procure-se descobrir o agente infeccioso a fim de se poderem aplicar as medidas terapêuticas mais adequadas, destinadas a combatê-lo, assim como aumentar as defesas do organismo e combater os sintomas e possíveis complicações que possam apresentar-se.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes