Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Fibromialgia – o que é, sintomas e tratamento

Fibromialgia – o que é, sintomas e tratamento

Dores

A Fibromialgia é uma síndrome no cérebro que causa dores intensas em locais sem agressão aparente no corpo inteiro, ela afeta cerca de 5% da população mundial.

A fibromialgia tem como principal sintoma a dor no corpo todo.

A fibromialgia tem como principal sintoma a dor no corpo todo.

Doença comum e pouco conhecida, dores intensas em locais sem agressão aparente. Afetando cerca de 5% da população mundial, a fibromialgia é uma síndrome no cérebro constituída de dores pelo corpo inteiro.

Especialistas revelam que mulheres com mais de 40 anos com noites mal dormidas são as que mais apresentam chances de ter a doença. Dores musculares, ansiedade, problemas nas articulações e no intestino e temperatura alterada são alguns dos sintomas da fibromialgia, causas como estresse e mau humor também podem aumentar o surgimento da doença.

A Fibromialgia é considerada uma síndrome porque apresenta uma condição dolorosa e crônica a longa data, por isso alguns a nomeiam como uma forma de reumatismo associada a dores fortes em músculos, ligamentos e tendões de todo o corpo da pessoa.

Cuidados com a fibromialgia e tratamento

Um dos fatores que deve ser levado em conta sobre a fibromialgia é a sua alimentação, é importante reduzir alimentos gordurosos e com muita glicose, cigarros e o uso imoderado de bebidas alcoólicas também são prejudiciais para o tratamento da doença.

O tratamento é feito através de diversos métodos.

O tratamento é feito através de diversos métodos.

Segundo Patrícia Rodrigues, médica especialista em fibromialgia, o emocional do paciente pode alterar muito nas dores que sente uma vez que é diagnosticado, por isso deve-se sempre evitar estresses desnecessários, pois isso só aumenta as dores. Por isso problema se alimentar de alimentos como carnes magras, peixes, leite, frutas e legumes, pois elas são ricas em serotonina que ajudam a melhorar o humor. Tenha atenção com carboidratos como cereais, pães, chocolates, massas e o conhecido arroz e feijão, eles devem ser consumidos com cuidado e se for consumir o indicado é sempre usar integrais. Chás como camomila e erva doce podem reduzir o estresse e servir como calmantes para aqueles que têm dificuldade nos hábitos noturnos, lembrando sempre que qualquer alimento que causar desconforto ao seu organismo quando ingerido deve ser evitado.

Nosso organismo é constituído por diversos pontos que podem causar dor, por isso para o diagnostico da doença são feitos exames, e os mesmos pontos são pressionados pelo médico para determinar se ocorrem dores irregulares no corpo da pessoa, caso ele sinta essas dores o paciente é diagnosticado com fibromialgia. Para o tratamento são usados medicamentos que tratam a dor na hora, como anti-inflamatórios e analgésicos comuns, já em outros casos mais graves são realizados métodos mais intensos como acupuntura, fisioterapia, massagistas, hidroterapia, etc. Com um esforço e o empenho do paciente é possível vencer a fibromialgia com sucesso.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas