Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Função dos decompositores na cadeia alimentar

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Ricardo Peroto

Função dos decompositores na cadeia alimentar

Os decompositores são tão importantes em uma cadeia alimentar quanto os produtores e os consumidores. Sem eles, a cadeia de alimentação seria interrompida.

Decompositores

Função dos decompositores na cadeia alimentar

O QUE ACONTECE com uma folha quando ela se desprende de uma árvore e cai no chão? Com o tempo ela se torna amarelada e passa a apresentar manchas escuras.

Depois, começa a acontecer uma coisa curiosa: aos poucos, a folha vai desaparecendo, até que não conseguimos mais enxergar o que ela era antes. Esse processo, que recebe o nome de decomposição, acontece com todos os seres vivos que morrem.

Mas, o que é a decomposição? Será que ela é um desgaste natural daquilo que já não tem vida? A decomposição, por incrível que pareça, também é um processo de alimentação. Existem pequenos organismos que se alimentam dos corpos mortos, decompondo-os e liberando de volta para o solo nutrientes que podem ser reaproveitados pelos vegetais.

Esses pequenos organismos são principalmente os fungos e as bactérias, que recebem o nome de decompositores, por causa dessa estranha maneira de obter alimento.

Os decompositores são tão importantes em uma cadeia alimentar quanto os produtores e os consumidores. Sem eles, a cadeia de alimentação seria interrompida, porque não haveria nutrientes para as plantas. Sem nutrientes, as plantas não realizam a fotossíntese, e o alimento não seria produzido.

Assim, o cacique indígena tinha razão quando disse em sua carta que o solo contém a cinza de nossos avós e que a Terra foi enriquecida com as vidas de nosso povo.

Com certeza há realmente uma ligação em tudo. O homem, quando rompe o equilíbrio existente na Terra, pode estar condenando seu futuro e o de todos os outros seres vivos.

Avalie e compartilhe este artigo:

Função dos decompositores na cadeia alimentar
4 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 98%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Feitos impressionantes das impressoras 3D

Mascotes do Rio 2016 são batizados de Vinicius e Tom

Pisca Pisca de Natal criativos

Por que a gripe é tão contagiosa?

Como acabar com os gases intestinais

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |