Gases que destroem a camada de ozônio

Gostou? Seja +1!

Categoria: Meio Ambiente
Postado em:
Home » Meio Ambiente » Gases que destroem a camada de ozônio





estratosfera-terrestre

O CFC é reconhecido como o principal causador da diminuição da camada de ozônio. O gás que é composto por carbono, flúor e cloro era bastante usado em produtos como aerossóis e gases para refrigeração. Hoje em dia, a sua utilização é proibida em vários países e possui normas estabelecidas por Tratados da ONU. O chamado “buraco na camada de ozônio” foi descoberto em 1985, o que incentivou que esses tratados, como protocolo de Montreal, proibissem o uso dessa substância, já que o CFC pode durar de 50 a 100 anos na atmosfera.

Porém, especialistas britânicos encontraram outros quatro gases que não haviam sido estudados antes de 1960 e que também contribuem para a destruição da camada de ozônio. Desconhecida a sua origem, “é motivo de preocupação o seu acúmulo”, de acordo com a revista cientifica Nature Geoscience.

"Não sabemos de onde estão saindo e isto deveria ser investigado. Entre as fontes possíveis estão químicos para a produção de inseticidas e solventes para a limpeza de componentes eletrônicos", disse Johnannes Laure, chefe da pesquisa.

Todas as Substâncias Químicas que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) são produzidas pelo homem e dividem-se em vários tipos, como os CFCs (CFC-11, CFC-12, CFC-113, CFC-114 e CFC-115), HFCs (Hidroclorocarbonos), HBFCs (Hidrobromofluorcarbonos), Halons, CTC (Tetracloreto de Carbono) e o brometo de metila além de halons, CTCs (tetracloreto de carbono), HCFC (hidroclorofluorcarbonos) e brometo de metila.

Confira na tabela abaixo as principais substâncias que comprometem a camada de ozônio.

Na tabela, os principais causadores da destruição da camada de ozônio

Na tabela, os principais causadores da destruição da camada de ozônio

A destruição da camada de ozônio provocada pelo homem traz malefícios não só ao planeta Terra e à natureza, traz à ele também. Sem essa proteção, os homens ficam mais vulneráveis a doenças dermatológicas, bem como alterações no DNA e desenvolver o próprio câncer.

5.00 avg. rating (86% score) - 1 vote