Gerascofobia – o medo de envelhecer

Gostou? Seja +1!

Categoria: Doenças
Postado em:
Home » Doenças » Gerascofobia – o medo de envelhecer





O medo de envelhecer

A gerascofobia é o pavor de envelhecer. Pessoas com essa ansiedade travam uma luta contra o tempo. (Foto: Reprodução)

O receio de ficar mais velho é normal, entretanto algumas pessoas tem pavor só de pensar em ficar velho, medo do que o passar dos anos podem trazer para seu rosto e corpo. O medo da morte, questões de beleza acabam fazendo a cabeça de homens e mulheres que começam a entrar em uma parte do ciclo natural da vida que é o de envelhecer.

Caracteriza-se como gerascofobia, receio patológico insistente e anormal de envelhecer, do grego "géron" - velho + fobia.

Embora todos saibam que nossa média de vida esta cada vez maior, ainda existem pessoas angustiadas e ansiosas tentando lutar contra o tempo que insiste em passar. Normalmente quando a idade começa a chegar as mulheres buscam pintar os cabelos, usar cremes antirrugas, irem mais ao dermatologista. Os homens, por sua vez, começam a se preocupar com a perda dos cabelos, criar uma barriguinha a mais, até então tudo isso é perfeitamente normal. Entretanto há pessoas travando uma batalha em vão com o tempo a fim de fazê-lo parar.

A gerascofobia pode atingir pessoas de boa saúde, estáveis financeira e fisicamente. Assim como outras fobias esta da origem a sintomas como falta de ar, tonturas, descontrole, palpitações, boca seca, ataques de pânico dentre outros desconfortáveis sintomas. Se buscarmos explicações para essa fobia, percebemos que ela esta ligada a histórias de vida do doente, a falta de realização pessoal, o apego ao físico, medo de ficar feia (o) supervalorização de bens materiais a falta de confiança, o medo de não ser aceita no meio que esta inserida, e principalmente da forma como esta pessoa foi amadurecendo durante sua vida.

Mesmo sabendo que não podem parar o tempo, os gerascofóbicos param no tempo, enganam-se julgando serem mais novos, escondem e até mentem a idade, tem comportamentos de pessoas mais novas e se vestem como tal.

Envelhecer com saúde

Envelhecer vivendo cada segundo conscientemente é o segredo para não ter medo da velhice. (Foto: Reprodução)

Para melhor conviver com essa ansiosidade, é interessante procurar atividades que possam trazer satisfação, prazer, e o mais importante contato consigo mesmo, a auto aceitação, para que assim o envelhecimento possa ser vivido de forma saudável sem crises. A terapia irá ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade e tratá um bem-estar para a pessoa.

Saber que podemos viver cada segundo intensamente, sabendo que o tempo que passou não voltará, viver tudo o que se há de viver cada coisa a seu tempo, aceitar todas as fases deste ciclo chamado vida e crer que existem coisas maravilhosas para se viver, acreditar que envelhecer é revigorante para quem tem coragem de aceitar-se.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes