Você está em: Clikaki »   Atualidades » Notícias » Governo brasileiro pretende lançar 3 satélites ao espaço até 2036

Governo brasileiro pretende lançar 3 satélites ao espaço até 2036

Evolução

A intenção do governo é que os satélites sejam utilizados para fins de comunicações governamentais e militares.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O governo brasileiro vem planejando enviar ao espaço três novos satélites geoestacionários, eles seriam colocados em órbita até o ano de 2026. Esses equipamentos serão voltados para fins de comunicações governamentais estratégicas e militares, com isso as forças armadas brasileiras não precisaria mais utilizar os satélites da Embratel – atualmente o Brasil utiliza dois equipamentos da empresa.

De acordo com Caio Bonilha (presidente da Telebrás), Edwin da Costa (assessor do Ministério da Defesa) e a Agência Brasil informaram que a meta do governo brasileiro é enviar a cada 5 anos pelo menos um satélite a órbita da Terra, pois a vida útil de cada um desses equipamentos é de apenas 15 anos. Ou seja, o primeiro seria enviado no ano de 2016 e funcionaria até 2031, quando um novo satélite iria ser enviado para substituí-lo.

Eles ainda informaram que este primeiro satélite não será construído aqui no nosso país, mas sim pro empresas estrangeiras, que irão fabricá-lo e enviá-lo ao espaço. Quando o equipamento for ativado, ele terá as comunicações civis controladas pela Telebrás e as militares pelo Ministério da Defesa. Os dois postos de operação ficarão em bases militares.

A Agência Brasil conclui dizendo que os equipamentos vão operar em três faixas diferentes. A primeira delas seria nacional (abrangendo todo o país), a outra é regional, ou seja, cobriria a América do Sul, Central e algumas partes dos oceanos Atlântico e Pacifico, já a terceira seria móvel, o que permite que a área de cobertura possa ser variada de acordo com a demanda do governo. Os outros satélites que devem ser lançados até 2026 não tiveram seus detalhes informados.

Um dos principais focos do Brasil para os próximos anos é possuir uma maior quantidade de satélites no espaço para que possa haver uma maior controle, tanto militar como nas areas de comunicação.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas