Herpes zoster

Gostou? Seja +1!

Categoria: Saúde
Postado em:
Home » Saúde » Herpes zoster





Herpes Zoster

Herpes Zoster

A herpes zoster, chamada também de zona, é uma infecção aguda do sistema nervoso central que afeta a uma ou a vários gânglios sensitivos (intracranianos e medulares) e que se caracteriza por produzir intensa dor e pela presença de pequenas vesículas, bem características, sobre a pele situada ao longo do trajeto no nervo onde sai o gânglio afetado.

A infecção se deve a um vírus parecido ao da varicela, que deixa imunidade permanente, embora se desconheça o mecanismo de contágio. É apresentar-se a partir dos 20 anos; seu surgimento é facilitado pelas afecções que diminuem as defesas do organismo, como por exemplo as neoplasias e algumas leucemias.

Apresenta um período de incubação de 14-16 dias, durante o qual produz calafrios, mal-estar e problemas gastro-intestinais. Mais à frente aparece uma dor muito intensa que produz sensação de queimação e surgem então as vesículas que se distribuem ao largo da zona afetada, seguindo, na maioria dos casos, o curso dos nervos intercostais. Ao fim de 5 dias as vesículas começam a secar e formam cascas que ao caírem não deixam vestígio, a não ser que fiquem ulceradas.

A herpes zoster pode generalizar-se e produzir uma grande disseminação. Se as lesões persistirem por mais de duas semanas, pode-se suspeitar de algum processo maligno ou de uma falha imunológica. Em certas ocasiões, principalmente nos velhos, uma vez curada a doença permanecem durante meses dores nervosas sobre a zona.

Não existe um tratamento especifico. É conveniente proteger as vesículas contra as infecções secundárias e aplicar sobre elas compressas úmidas com o objetivo de aliviar a dor.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes