Você está em: Clikaki »   Saúde » Hipertensão arterial tratamento

Hipertensão arterial tratamento

É recomendável que se submeta a um detalhado exame clinico, que inclui a realização de um eletrocardiograma e exame de sangue e urina.

Hipertensão arterial é o que se denomina vulgarmente de “pressão alta”?

Na linguagem corrente diz-se que um hipertenso, tem a pressão alta, o que significa que nossa pressão arterial está com uma elevação permanente em relação aos valores médios normais.

A pressão arterial não é uma doença. É um efeito funcional que se pode definir como a relação entre a força com que o coração impulsiona o sangue e a resistência que as artérias exercem o seu avanço. A doença aparece muito quando esta relação se desequilibra.

Quando se considera que uma pessoa tem a pressão alta ou está “alta de pressão”?

Quando, em situação de repouso, a medição de sua pressão arterial ultrapassa 160/9,5 mm de mercúrio (16 x 9,5 em linguagem corrente), que são as pressões mais elevadas consideradas normais em pessoas com mais de 30 anos. A cifra de 160 corresponde a pressão máxima ou sistólica e a de 95 à pressão mínima ou diastólica; a pressão sistólica se desenvolve quando o coração se contrai para impulsionar o sangue para as artérias e a pressão diastólica para receber o sangue que regressa a rele.

Qual destas duas cifras é mais significante?

Atualmente considera-se mais significante a cifra que indica a pressão mínima ou diastólica. Também é importante a diferença entre a pressão máxima e a mínima, já que quando é baixa indica hipertensão arterial.

A hipertensão parece ser mais frequente nas pessoas idosas?

Em circunstancias normais à pressão arterial aumenta com a idade, de forma que uma determinada pressão pode não significar gravidade nas pessoas de idade avança e ser alarmante nos jovens. Por outro lado, são propensas a hipertensão as pessoas que sofreram certas doenças, como amigdalites freqüentes, infecções nos rins, diabetes ou reumatismo.

Sintomas da hipertensão

É mais freqüente a dor de cabeça na região da nuca, acompanhada de enjôo, perda de memória e, às vezes, depressão nervosa. As alterações da respiração, palpitações e dor no peito também são reflexos de uma situação circulatória irregular.

Como deve proceder a uma pessoa que sofre de hipertensão arterial?

É recomendável que se submeta a um detalhado exame clinico, que inclui a realização de um eletrocardiograma e exame de sangue e urina. Nos casos graves convém internar o paciente durante uma semana, aproximadamente, para que possa determinar-se com calma o melhor tratamento.

Em que consiste este tratamento?

Geralmente aconselha-se observar três preceitos fundamentais: seguir o regime alimentar prescrito pelo médico, aplicar um tratamento medicamentoso constante e induzir certas normas de vida, como a prática de exercício físico de forma regular e a supressão do fumo e do álcool. É também muito conveniente que o paciente se submeta periodicamente a controle médico.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas