Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Hipertrofia adenoideana sintomas e tratamento

Hipertrofia adenoideana sintomas e tratamento

Adenóide

A hipertrofia adenóide é uma doença bastante freqüente até a adolescência, mas a partir dos 15 anos aparece com maior raridade. É uma afecção caracterizada pelo desenvolvimento excessivo do tecido linfático ou adenóide

Mesma criança com hipertrofia adenoideana (não operada) aos 6 anos e aos 9 anos. Observe o alongamento do rosto, o estreitamento da maxila (região do rosto acima dos lábios) e a protusão dentária.

Mesma criança com hipertrofia adenoideana (não operada) aos 6 anos e aos 9 anos. Observe o alongamento do rosto, o estreitamento da maxila (região do rosto acima dos lábios) e a protusão dentária.

A hipertrofia adenoideana  uma afecção caracterizada pelo desenvolvimento excessivo do tecido linfático ou adenoide localizado entre a parte inferior da cavidade nasal e a parte superior da garganta.

Por que prolifera desordenadamente o tecido adenoide?

A causa mais comum do crescimento é a inflamação repetida da amigdala faríngea. Também pode desencadear estes processos algumas infecções generalizadas ou de foco. Entre as primeiras figuram a gripe, o sarampo e a coqueluche, e entre as segundas as anginas ou amigdalites e a rinite.

Há pessoas propensas a sofrer de vegetações adenoide?

A hipertrofia adenoide é uma doença bastante freqüente até a adolescência, mas a partir dos 15 anos aparece com maior raridade. Diz-se que as crianças louras são mais propensas a sofrer isso e é verdade. A doença ataca mais louros do que morenos.

Como se manifestam?

O desenvolvimento da hipertrofia é lento, e, portanto, no inicio não aparecem sintomas evidentes, a não ser um catarro com abundante secreção ao qual normalmente não se dá muita importância.

Mais tarde os ouvidos começam a fechar, a pessoa começa a ficar meio surda e a respiração pelo nariz se torna tão difícil que a criança começa a respirar pela boca.

Como se percebe a respiração bucal?

A criança dorme mal e ronca de forma muito barulhenta, com a boca muito aberta, despertando com frequência porque sente falta de ar, sua voz perde sonoridade e fala de modo quase incompreensível, pois não emite as consoantes nasais.

Em certas ocasiões o rosto da criança se deforma. Além disso, as vegetações são causa frequenta da inflamação do ouvido e de uma tendência maior aos resfriados. É possível também que apareçam surdez, sinusites e rinite.

A respiração bucal afeta os ossos numa idade em que geralmente estão evoluindo para sua conformação e desenvolvimento definitivo, por isso o rosto se deforma.

Como é o rosto de uma criança com vegetações?

A chamada faceis adenoidea tem um aspecto inconfundível. Entre os traços mais característicos podemos mencionar que o olhar é apagado, o nariz e as maças do rosto aplainados e os incisivos superiores costumam ser proeminentes, em geral, a criança tem uma expressão ruim, com a boca semi-aberta em consequência da dificuldade de respirar pelo nariz..

Tratamento

Criança com hipertrofia adenoideEmbora seja o médico quem deva decidir na maioria das crianças o único tratamento eficaz é a intervenção cirúrgica. Também se aconselha permanência junto ao mar e exposição ao Sol.

Qual a idade mais apropriada para extrair as vegetações?

A operação pode ser feita em qualquer idade, inclusive durante os primeiros meses de vida. Vale notar que depois da extirpação, é muito difícil acostumar-se de novo a respiração nasal. É necessário superar esta dificuldade para evitar as complicações que podem se apresentar em conseqüência da respiração bucal. Há exercícios respiratórios encaminhados a restabelecer a respiração pelo nariz.

Se a operação for realizada corretamente, não se desenvolvem novas vegetações. Só podem surgir novas hipertrofias adenoides em pacientes com menos de três anos de idade, mas inclusive nestes casos isso é muito raro.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

volmir.pozza.90
Volmir Pozza comentou:

A DIFICULDADE DA CIÊNCIA E DOS ESTUDIOSOS ATUAIS É QUE NÃO POSSUEM O CONHECIMENTO COMPLETO QUÍMICO ORGÂNICO E PSICOLÓGICO POIS AS DEFORMAÇÕES CORPORAIS DOENÇAS DESCONTROLES EMOCIONAIS MAL DE ALZHEIMER SE INICIAM NO CORPO PSICOLÓGICO E O QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM NA SOMA DE PENSAMENTOS ERRADOS E EMOÇÕES NEGATIVAS INSTINTOS VIOLENTOS E SENSAÇÕES ANORMAIS MOSTRAM QUE POSSUÍMOS UMA REALIDADE QUE DESCONHECEMOS E ASSIM DESDE O CÓDIGO GENÉTICO DEFORMADO POR ESTES FATORES QUE SE APRESENTAM NO COMPORTAMENTO GERA DEFORMAÇÕES NA PARTE FÍSICA PSÍQUICA QUÍMICA E FISIOLÓGICA E SURGE NA VIDA E COMPORTAMENTO O MAL DE ALZHEIMER SE MANIFESTA DEVIDO A FORÇAS CONTRÁRIAS A O COMPORTAMENTO HUMANO (EDUCAÇÃO) E ASSIM ESTAS FORÇAS PSÍQUICAS ATUAM NOS NERVOS GERANDO MOVIMENTOS SEM QUE A PESSOA SAIBA CONTRÁRIAS A O COMPORTAMENTO E ESTAS FORÇAS EXISTEM NA CONSCIÊNCIA HUMANA.

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas