Você está em: Clikaki »   Saúde » Hipotiroidismo Tratamentos

Hipotiroidismo Tratamentos

Problema congênito ou adquirido da glândula tiróide caracterizado por uma produção insuficiente de hormônios tiróides. A doença apresenta várias manifestações clínicas de acordo com a idade do paciente... Veja mais sobre o hipotiroidismo.

Hipotiroidismo Tratamentos

Problema congênito ou adquirido da glândula tiróide caracterizado por uma produção insuficiente de hormônios tiróides. A doença apresenta várias manifestações clínicas de acordo com a idade do paciente.

Cretinismo (em crianças). Aparece na primeira infância e deve-se a ausência congênita das tiróides, a existência de uma glândula de menor tamanho, a produção de hormônios defeituosos ou a carência endêmica do iodo, imprescindível para a formação dos hormônios. As pessoas afetadas de cretinismo têm a pele grossa, fria, seca, enruga e amarelenta; seu rosto é largo, com nariz curto e voltado para cima e a frente enrugada; sua língua é grande e seus lábios são grossos em mantêm a boca aberta e babante; normalmente comem mal, costumam ter prisão de ventre e inchação; sua temperatura corporal é mais baixa do que a normal. Desenvolvem-se de modo deficiente e são pequenos em relação a sua idade. Apresentam um retardo mental que varia com o caso.

Se o cretino diagnostica-se precocemente, pode conseguir-se um crescimento normal e uma melhora do estado mental, embora não seja definitivo no caso dos cretinos congênitos. O tratamento consiste na administração de hormônios da tireóide durante toda a vida.

Mixederma (nos adultos). Pode ser devido a atrofia das tireóides à ação de radiações ou a cisão da hipófise. Os mixedematosos demonstram uma língua alarga-se e falam lentamente e de forma grave; sua pele torna-se seca, grossa e fria; seu rosto e suas mãos parecem amarrotadas; perdem o pêlo da cabeça e das sombrancelhas; apresentam sonolência, indiferença, hipersensibilidade ao frio e prisão de ventre, seu ritmo cardíaco é lento e costumam cansar-se ao menos esforço. Ocasionalmente sofrem surdez, psicose depressiva e demência.

O prognóstico da doença é bastante favorável, já que o tratamento com hormônios da tireóide são eficazes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas