Você está em: Clikaki »   Educação » História » História da Proclamação da República

História da Proclamação da República

Brasil

O dia 15 de novembro é um feriado nacional no Brasil, o que faz com que aconteça festividades espalhadas por todo o nosso país. Uma data de grande importância para a trajetória brasileira, que mudou o rumo da história.

Proclamação da República

Fim da Monarquia!

Nesta semana sexta-feira dia 15 de novembro comemora-se a proclamação da republica. Nesta mesma data no ano de 1889, um grupo de militares brasileiros liderados por Marechal Deodoro da Fonseca, na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a então capital do Império, deu um golpe de estado e decretou no país o regime republicano.

O mesmo foi derrubando a monarquia e dessa forma dando fim ao reinado e soberania de Dom Pedro II, o que foi o começo de uma nova etapa na história brasileira. Um governo provisório foi montado na noite de 15 de novembro, aclamando como presidente o Marechal.

Até 1889, nosso país era governado pelo regime da monarquia, e comanda pela corte portuguesa. Esse processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro já tinha ocorrido outras vezes em tentativas de transformação como acontece em 1835-1845 com a revolução Farroupilha.

Acontecimentos que mudaram a historia do nosso país.

Muitos fatores contribuíram para que a Monarquia perdesse o apoio e a popularidade entre os conservadores e progressistas. O país já não registrava nenhum crescimento social e econômico, além de possuir uma alta taxa de analfabetismo.  A escravidão estava em alto neste período é foi abolida apenas um ano antes da Proclamação da República.

Muito antes de 1889, em diferentes regiões do Brasil, grupos lutaram pela independência, defendiam a República e a libertação dos escravos.

As revoltas mais conhecidas foram:

  • Inconfidência Mineira, de 1789, liderada por Tiradentes.
  • Conjuração Baiana, em 1794, na Bahia, onde as autoridades portuguesas prenderam os líderes do movimento republicano.
  • Revolução Pernambucana, de 1817, que também foi uma tentativa de instaurar a República, mas não deu certo.

Assim a proclamação da republica foi um avanço muito importante pra história do nosso país vale a pena entender um pouco mais dos fatos que constituem o nosso Brasil de hoje.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas