História de Roma Resumo

Gostou? Seja +1!

Categoria: Educação
Postado em:
Home » Educação » História de Roma Resumo





Roma

Por volta do século 10 a.C algumas tribos de origem indoeuropeia (latinos e sabinos), migraram para a região central da península Itálica onde se instalarão.
Esses povos eram pastores seminômades e praticavam uma agricultura rudimentar.

Com o passar do tempo as várias aldeias por eles criada acabaram por formar uma aliança política que deu origem a construção de um pequeno forte (cidadela) chamado Roma.

Por volta de 800 a.C Roma havia se tornado uma importante cidade e os clãs já haviam se dividido em três grupos sociais distintos chamados Patrícios (grandes proprietários de terras e elite política e econômica), Plebeus (pequenos proprietários de terras, comerciantes e artesãos) e finalmente os clientes (que eram parentes pobres dos Patrícios e viviam sob proteção deles).

Por volta de 753 a.C Roma foi invadida e dominada pelos Etruscos e essa data marca também o ínicio da monarquia, ou seja, o período em que Roma será governada por reis. Esse período chamado monarquia durou até 509 a.C.

Em 509 a.C os Patrícios revoltaram-se com as medidas tomadas pelo rei Tarquínio medidas essas que procuravam ajudar os plebeus cujas condições de vida eram miseráveis e muitos deles haviam se transformado em escravos.

Para os Patrícios isso significa perder privilégios e, assim, derrubaram o rei do poder e criaram a republica em sistema de governo em que a cidade era governada pelos senadores e cônsules eleitos pelos próprios Patrícios e que só podiam ter origem no próprio grupo dos Patrícios fatos que exclui qualquer possibilidade de o poder político ficar sob o controle dos plebeus.