Você está em: Clikaki »   Educação » História » História do Brasil Primeiro Reinado

História do Brasil Primeiro Reinado

Monarquia

Primeiro reinado foi o período conhecido pelo famoso D.Pedro I, começou a acontecer em 1822 mais especificamente em 7 de setembro, junto com a independência do Brasil, e teve fim em 7 de Abril de 1831 com a abdicação de D. Pedro.

Neste artigo vamos viajar um pouco na história do nosso país, conhecendo alguns acontecimentos que agitaram o Brasil em meados de 1822 a até 1889.

Primeiro Reinado

O Brasil mesmo depois da independência continuava escravista sempre privilegiando a aristocracia e marginalizando as camadas mais pobres, o negro e o índio, por exemplo, não eram considerados cidadãos a quase toda população livre nem se quer tinha participação e representação politica.

Isso se explica porque a independência politica do Brasil foi feita em nome da aristocracia, essa classe impôs a manutenção da escravidão e a instalação da monarquia, forma de governo capaz de defender os interesses da elite agraria para manter seus privilégios e a marginalização politica das camadas populares.

A própria constituição, outorgada em 1824, garantia à classe social dominante a ocupação dos principais cargos políticos-administrativos e mantinha a marginalização politica do povo, que não tinha o direito de votar, menos ainda de fazer qualquer reinvindicação.

A elite, por sua vez reprimia com violência qualquer manifestação de luta popular, principalmente as dos negros e mestiços, pois temia que eles assumissem o controle politico do país, como havia acontecido no Haiti, após sua independência.

Por sua vez, D. Pedro I mostrou-se um imperador absolutamente incapaz de resolver os problemas mais sérios do Brasil, como, por exemplo, a crise econômica geral e a miséria social, principalmente nos latifúndios improdutivos no nordeste.

Em 1831 entre inúmeros fatores unidos a um excessivo autoritarismo Dom Pedro abdicou seu poder em favor do filho D. Pedro de Alcântara.

Alguns fatores que levaram a sua abdicação:

Governo extremamente desgastado;

Descontentamento popular;

A derrota na Guerra da Cisplatina gerou grandes prejuízos financeiros;

Revoltas e movimentos sociais de oposição;

Assassinato do jornalista: Libero Badaró.

Podemos dizer que a abdicação de D. Pedro consolidou o processo de independência.

Sucessivamente como o legitimo sucessor de Dom. Pedro tinha apenas Cinco anos de idade, iniciou-se um período como regencial.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas