Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » História do Cubo de Rubik (Cubo Mágico)

História do Cubo de Rubik (Cubo Mágico)

Apesar do cubo de Rubik ter 36 anos ele ainda continua fazendo um grande sucesso com pessoas de todos os lugares do mundo e a cada dia o cubo mágico conquista mais e mais fãs. Clique aqui e continue lendo

Apesar do cubo de Rubik ter 36 anos ele ainda continua fazendo um grande sucesso com pessoas de todos os lugares do mundo e a cada dia o cubo mágico conquista mais e mais fãs.

O cubo de Rubik mais conhecido como cubo mágico foi inventado pelo húngaro Ernõ Rubik no ano de 1974, que no mesmo ano ganhou o premei alemão do “Jogo do Ano”. O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional. Na maioria das vezes ele é confeccionado em plástico e ele possui diversas versões. A versão mais conhecida é a 3x3x3 que é composta com seis faces de seis cores diferentes, com arestas de 5,5 cm. Suas outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
De tão famoso o cubo mágico acabou virando um mito devido ao Algoritmo de Deus. O mito conta que sobre um algoritmo que consegue resolver todos os cubos de Rubik no menor numero de movimentos possíveis.

Mas para fazer isso seria necessária a sabedoria de um ser superior (por isso o titulo de Algoritmo de Deus). No ano de 2005 o mínimo de movimentos feitos para terminar um cubo mágico era 28. E agora, existe um programa que consegue resolver o Cubo em 20 segundos que é uma maquina doada pelo Google e com isso foi comprovado que o menor numero de movimentos possíveis é de 20.
O recorde mundial de menor tempo para solucionar um dos testes mais difíceis do mundo foi de apenas 7.08 segundos que foi conquistado pelo holandês Erik Akkersdijk em um campeonato realizado na Republica Checa em 2008.
Curiosidades:
– O cubo mágico possui 43.000.000.000.000.000.000 de combinações diferentes.
– Se alguém conseguisse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 10 por segundo, demoraria 136.000 anos para que ele fizesse todas as combinações sem repetir nenhuma.
– O inventor do cubo mágico demorou um mês para resolver o cubo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

vinicius comentou:

é muito legal montar o cubo magico 3x3x3x desde que eu aprendi eu nunca mais parei de montar…

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas