Você está em: Clikaki »   Tecnologia » Informática » Impressora 3D gigante consegue levantar uma casa em 24 horas

Impressora 3D gigante consegue levantar uma casa em 24 horas

Inovação

Desenvolvida na University of Southern California, essa "impressora 3D" promete levantar uma casa em 24 horas.

(Fonte da imagem: Reprodução/MSN Innovation UK)

(Fonte da imagem: Reprodução/MSN Innovation UK)

Enquanto muitas empresas estão buscando aperfeiçoar suas impressoras 3D para criar de maneira impecável objetos pequenos, o pessoal da University of Southern California está trabalhando em uma impressora 3D gigante, que tem a capacidade de erguer paredes de uma casa em apenas 24 horas. O trabalho todo é feito com concreto, e as medidas da casa são definidas através de um computador.

De acordo com o professor Behrokh Khoshnevis, o que eles basicamente fizeram foi aumentar a impressão 3D para a escala de uma construção. Essa nova tecnologia foi batizada de “Contour Crafting”, e ela pode revolucionar o mercado da construção civil, mas para que isso aconteça será necessário que o produto se torne comercialmente viável.

A intenção dos criadores é de diminuir os custos necessários para construir uma casa, permitindo assim que pessoas de baixa renda consigam obter moradias de qualidade. Outra vantagem é a velocidade do dispositivo o que possibilita um rápido processo de reconstrução de áreas que sofreram com desastres naturais.

(Fonte da imagem: Reprodução/MSN Innovation UK)

(Fonte da imagem: Reprodução/MSN Innovation UK)

O professor afirma ainda que o sistema tem potencial para ergue prédios com vários andares, já que sua estrutura pode ser movida conforme a construção avança. Além disso, ele destacou que não será preciso se preocupar em ter que lidar com casas todas iguais, já que o sistema consegue criar paredes curvas e adicionar detalhes arquitetônicos ao projeto.

Essa nova tecnologia está em constante desenvolvimento, e venceu no ano de 2005 o prêmio de uma das melhores invenções, realizado pelo National Inventors Hall of Fame. Atualmente, a pesquisa tem um apoio financeiro da NASA e do Cal-Earth Institute.

Fonte: MSN Innovation UK

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas