Você está em: Clikaki »   Saúde » Gravidez » Inchaço na gravidez como evitar

Inchaço na gravidez como evitar

Edema

O inchaço ou edema é algo totalmente normal numa gravidez, porém ele pode ser controlada através de uma alimentação balanceada

O inchaço na gravidez é algo comum, porém deve ser controlado (Imagem: Reprodução)

O inchaço na gravidez é algo comum, porém deve ser controlado (Imagem: Reprodução)

O inchaço na gravidez é algo normal, devido a retenção de líquido causado pelos hormônios da gestação,que provocam uma grande mudança no organismo da mulher como, por exemplo, aumento na quantidade de sangue circulando, alterações na filtração dos rins e ganho de peso.

Como já dito, o inchaço (ou edema) é algo comum na gestação, porém o médico deve fazer consultas de pré-natal, para afastar outras doenças que podem trazer riscos tanto para a gestante quanto para o bebê, como anemia, alteração cardíaca, hipertensão, diabetes gestacional, alteração cardíaca, renal e no fígado.

O ganho de peso excessivo é o principal fator de risco para o inchaço, por isso o indicado é ter uma dieta equilibrada, com restrição de sódio e com boa oferta hídrica. Praticar atividades físicas regularmente também irá ajudar na perda de peso.

Durante os nove meses procure diminuir o sal, visto que ele leva à retenção de líquido. Evite também alimentos embutidos e processados, em conserva, queijos amarelos, carnes defumadas, temperos industrializados e refrigerantes

Alimentos diuréticos assim como o abacaxi ajudam a eliminar o excesso de líquidos (Imagem: Reprodução)

Alimentos diuréticos assim como o abacaxi ajudam a eliminar o excesso de líquidos (Imagem: Reprodução)

Durante a gestação o recomendado é ingerir alimentos diuréticos, como por exemplo: uva, maça, maracujá, limão, pêssego e abacaxi. Procure também consumir vegetais verde-escuro, pois são ricos em magnésio, clorofila e antioxidantes que melhoras a circulação do sangue.

Chás como dente-de-leão e capim-limão, além de serem diuréticos, ajudam no funcionamento dos rins e estimulam a eliminação dos líquidos acumulados no corpo. Outros alimentos que ajudam a eliminar líquidos são: alface, tomate, pepino, aipo, chuchu e espinafre. Para regular o organismo e ter energia, procure consumir banana, granola, damasco e ameixa.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas