Você está em: Clikaki »   Educação » Biografias » Luís Vaz de Camões biografia resumida

Luís Vaz de Camões biografia resumida

Literatura

Luís de Camões nasceu no ano de 1524 ou 1525 e não se sabe ao certo onde nascera, mas acredita-se que tenha sido em Lisboa.

Luís Vaz de Camões biografia resumida

Luís Vaz de Camões biografia resumida

LUÍS DE CAMÕES nasceu no ano de 1524 ou 1525 e não se sabe ao certo onde terá nascido, mas acredita-se que tenha sido em Lisboa. Filho de Simão Vaz de Camões e de Ana Sá.

Ao que tudo indica, Luis pertencia à pequena nobreza. O que pode comprovar esse fato é um documento oficial, “A carta do perdão”, de 1553 que o refere como Cavaleiro Figalgo da Casa Real.

Camões estudou em Coimbra, no mosteiro de Santa Cruz. Camões sempre se refere na lírica que passou muito tempo nas margens de Mondego. Não existe nenhuma prova que ele tenha passado pela universidade, isso é apenas uma suposição. Contudo, basta ler as suas obras para sabe que essa é a maior prova dessa suposição.

Viveu em Lisboa antes de 1550 e permaneceu lá até 1553. Nesse ano, Luis foi convocado para uma expedição para Ceuta, onde foi ferido e perdeu um de seus olhos numa escaramuça contra os Mouros. Quando voltou para Lisboa, também retornou a vida boêmia. Vê-se aí um homem que escreve de maneira despreocupada, sarcástica e irônica, vivendo apenas do estilo de vida boêmio e de maneira desregrada. A partir de então, divide-se entre as amantes nobres e plebéia com as rixas e brigas.

Numa dessas brigas, fere gravemente Gonçalves Borges, um dos servos do Paço e é preso. Só é libertado com a promessa de embarcar para a Índia. Durante 3 anos de sua vida foi soldado e participou em expedições militares.

Luís de Camões também passou pela cidade e Macau, desempenhando a função de ser provador de bens de ausentes e defuntos. Na viagem de volta a Goa, naufragou conseguindo apenas salvar os manuscritos de “Os Lusíadas“, que foi publicado apenas em 1572.

Apesar de receber cerca de 40 réis por dia, “em respeito aos serviços prestados na Índia e pela suficiência que mostrou no livro sobre as coisas de tal lugar”, parece ter continuado a viver pobre. Morre no dia 10 de Junho de 1580.

Luis de Camões Obras

Luis de Camões Obras

Algum tempo mais tarde, Dom Gonçalo Coutinho manda gravar uma lápide em sua homengem, que diz: “Aqui jaz Luís Vaz de Camões, Príncipe dos Poetas de seu tempo. Viveu miseravelmente, e assim morreu”.

As obras de Camões só foram reconhecida depois de sua morte e ele é considerado o maior poeto português de todos os tempos.

Obras de Luís Camões

1572- Os Lusíadas

Obras líricas

1595 – Amor é fogo que arde sem se ver
1595 – Eu cantarei o amor tão docemente
1595 – Verdes são os campos
1595 – Que me quereis, perpétuas saudades?
1595 – Sobolos rios que vão
1595 – Transforma-se o amador na cousa amada
1595 – Sete anos de pastor Jacob servia
1595 – Alma minha gentil, que te partiste
1595 – Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
1595 – Quem diz que Amor é falso ou enganoso

Teatro

1587 – El-Rei Seleuco.
1587 – Auto de Filodemo.
1587 – Anfitriões

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas