Machado de Assis biografia resumida

Gostou? Seja +1!

Categoria: Biografias
Postado em:
Home » Biografias » Machado de Assis biografia resumida





Machado de Assis, 1896. Considerado por muitos o maior literário nacional.

Machado de Assis, 1896. Considerado por muitos o maior literário nacional.

Machado de Assis foi um dos maiores escritores e jornalistas que esse país já viu! De fato, por muitos é considerado o nome mais importante da literatura nacional.

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, onde também falece em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos de idade.

Nasceu em uma família muito pobre e, por essa razão, mal freqüentou a escola e muito menos cursou uma universidade. Sua infância não foi nada fácil, principalmente depois que perdeu sua irmã e sua mãe para a morte. Esforçado, Machado de Assis não deixou que sua educação ficasse apenas na escola primária e, por isso, dedicou-se por conta própria aos estudos. Aprendeu muitas coisas com Francisco de Paula Brito, que tinha uma livraria em sua cidade.

Foi através do próprio Paulo Brito que Machado publicou seus dois primeiros poemas em uma revista bimestral chamada “Marmota Fluminense”. Os poemas chamam-se “Ela” e “A Palmeira”.

Aos 17 anos de idade, Machado de Assis consegue o seu primeiro emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional. Quando tinha 21 anos, Machado já era uma personalidade de respeito entre os intelectuais. Algum tempo depois, seu pai morre, a quem dedica a coletânea de poesias “Crisálidas”. Conhece, dentre tantos intelectuais da época, José de Alencar, que lhe ensina o inglês. Sabe-se também que ele tenha aprendido grego para se familiarizar com as obras de Platão, Sócrates e com o teatro grego.

Ao todo, a obra de Machado de Assis constitui-se de 9 romances e 9 peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.

Muito tempo depois, apesar de não ser muito bonito, em 1869, casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novaes. Um casamento muito bom, mas que sofrera algumas dificuldades. O casamento dura 35 anos. Machado de Assis foi durante sua vida profissional cronista, contista, poeta, teatrólogo e crítico literário. Aposentou-se em 1873.

Durante a aposentadoria, dedicou-se a literatura, escrevendo livros românticos: Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876). Em 1881, abandona o romantismo e traz o realismo ao Brasil: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Várias Histórias, Dom Casmurro. Alguns desses contos podem ser colocados na lista dos melhores contos de toda a literatura já escrita até hoje. Estes contos revelam temas que interessavam Machado de Assim: loucura, alma feminina, vaidade, sedução e adultério.

Além de contribuir na literatura de forma incomparável, Machado de Assis também é um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras

Além de contribuir na literatura de forma incomparável, Machado de Assis também é um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras é fundação do mesmo em 1896. Nome importantíssimo no meio cultura brasileiro, sem delongas. Morre 4 anos depois de sua esposa onde deixa a seguinte mensagem:

“Querida, ao pé do leito derradeiro em que descansas dessa longa vida, aqui venho e virei, pobre querida”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes