Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Mitos e verdades sobre a gripe

Mitos e verdades sobre a gripe

Curiosidades

Gripe e resfriado são a mesma coisa? Pegar frio e chuva causa gripe? A gripe pode matar? Descubra a resposta a essas e outras perguntas.

gripe

A gripe é uma doença bem comum entre nós, isso fez com que muitas lendas e mitos fossem criadas sobre o que a causa e como preveni-la. Como diversas lendas criadas por nós nem sempre são verdadeiras é melhor ficar atento. Conheça alguns exemplos de mitos e verdades sobre esse assunto:

Gripe e resfriado são a mesma coisa?

Muitos acreditam que gripe e resfriado sejam a mesma coisa, porém fique sabendo que eles estão errados. Apesar de ambos os problemas terem os sintomas parecidos – como espirros, tosse, dor de garganta e febre. A diferença entre elas é a intensidade, na gripe os sintomas são muito mais fortes, incapacitando a pessoa até mesmo de sair da cama, enquanto em um resfriado, a pessoa consegue pelo menos realizar suas tarefas, como ir à escola, trabalhar ou cuidar da casa. Existem mais de 200 tipos de vírus que podem causar um resfriado.

Pegar frio e chuva causa gripe?

Não. A gripe é transmitida por vírus, e seu contágio se dá pelo ar ou por contato com uma pessoa doente. Porém o motivo dessa lenda é que durante o inverno, devido aos dias mais frios a gripe se torna mais comum, pois as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados facilitando a contaminação. Mas o frio e a chuva em si não causam a gripe, por exemplo, se você ficar na frente da geladeira durante um tempo, não ficará gripado.

Remédios curam a gripe?

Não, remédios que curam a gripe são apenas propagando, porém eles ajudam a aliviar os sintomas. Geralmente uma gripe dura no máximo sete dias. Quando estiver gripado procure beber bastante água, isso ajuda o catarro a ficar mais firme e fácil de sair, e alivia a coriza.

Nenhum remédio cura a gripe, na verdade ele alivia os sintomas.

Nenhum remédio cura a gripe, na verdade ele alivia os sintomas.

Vitamina C ajuda a prevenir a gripe?

Sim. Estudos feitos por uma universidade da Finlândia, mostraram que pessoas que tomam vitamina C têm menos risco de ficarem gripados. No entanto, o tempo de duração da gripe não se alterou muito entre os pacientes que tomaram a vitamina, ou seja, ele não é indicado para tratar a gripe, mas sim para preveni-la.

A gripe pode matar?

Se você tem uma saúde boa, as chances disso acontecer são muito pequenas, porém caso o paciente tenha uma saúde frágil – como, por exemplo, imunidade baixa, diabetes e hipertensão -, é necessário ficar atento a doença e tratá-la o mais rápido o possível, caso o contrário ela pode evoluir na pior das hipóteses para uma pneumonia viral que pode eventualmente levar a pessoa a óbito. A gripe em si só não mata, mas ela pode causar outros problemas á nossa saúde que podem ser letais.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas