Modais de transporte no Brasil

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EXISTEM CINCO modais de transporte de carga, cada um com suas características, finalidades próprias, custos, vantagens e desvantagens. Adequando-se ao tipo de carga a ser transportada, avaliada pela capacidade, rapidez, segurança, enfim toda a versatilidade do meio.

Cabe ao setor logístico da empresa escolher o mais conveniente para resolver o problema da empresa. Conheça os modais de transporte mais utilizados no Brasil:

- MODAL AÉREO
- MODAL FERROVIÁRIO
- MODAL RODOVIÁRIO
- MODAL MARÍTIMO
- MODAL DUTOVIÁRIO

Modal aéreo

MODAL AÉREO

Transporte adequado para mercadorias de alto valor, ou seja, objetos caros como pedras preciosas, jóias, documentos, nos quais necessitem de urgência para serem entregues.

As vantagens desse modal seria a rapidez e segurança na locomoção das cargas, otimizando custos com embalagens e estocagens de materiais e mercadorias perecíveis.

Porém pode trazer desvantagens perante aos outros modais, pois seu custo é elevado, além da capacidade e peso carregado ser menor.

Curiosidade: Apesar de parecer que são poucos, no estado de São Paulo existem hoje 32 aeroportos, com 5 deles administrados pela INFRAERO: Congonhas, Campo de marte, Guarulhos, São José dos campos e Viracopos.

Modal Ferroviário

MODAL FERROVIÁRIO

Os ferroviários transportam quantidades maiores, não estando sujeito a congestionamentos, que apesar de ser mais barato, diferentemente de outros modais não é tão ágil.

O frete rodoviário acaba sendo baseado em dois fatores que seriam a distância percorrida (embarque e desembarque) e o peso da mercadoria.

Suas vantagens mais notáveis seria que é um transporte adequado a longas distâncias e principalmente grandes quantidade de peso sem taxas de armazenagem ou manuseio. Já as desvantagens é que é pouco flexível em seu trajeto, não podendo parar entre um lugar e outro como o aéreo, por exemplo.

Malha ferroviária brasileira: As empresas FCA (Ferrovia centro atlântica), ALL (América latina logística), MRS Logística, CVRD/EFVM (Cia. Vale do rio Doce – estrada de ferro Vitória minas), dentre outras são algumas das empresas brasileiras que operam a malha ferroviária em nosso país.

Modal rodoviário

MODAL RODOVIÁRIO

Este é o mais utilizado no país apesar de elevado custo operacional. É feito por rodovias, estradas, ruas e outros, transporta objetos pequenos, pessoas, animais, etc.

Tem grandes vantagens como a adequação para curtas e médias distancias, menor exigência de embalagens, agilidade, flexibilidade operacional.

Porém apresenta desvantagens, pois pode aumentar o preço conforme a distância, seu espaço é mais limitado, sujeito ao conjestionamento do trânsito e a encomendado pode não chegar na hora combinada.

Exemplo de modais rodoviários: Carros, motos, ônibus, etc...

Modal marítimo

MODAL MARÍTIMO

Transporte através de barcos, navios, entre outros, via oceano, mares (marítimo), rios (fluvial), lagos (lacustre), etc... Este meio necessita de outro modal para auxilio (intermodalidade), pois é lento, além de sofrer influências meteorológicas.

Usado para transportar principalmente granéis, minérios, ferro, grãos, areia, e outros, de baixo valor agregado e que não seja perecível.

Modal Dutoviário

MODAL DUTOVIÁRIO

Trata-se de uma modalidade antiga na área dos equipamentos urbanos, em especial na adução e distribuição de água à população e na captação e deposição de esgotos domiciliares.

Seria aquele efetuado no interior de uma linha de tubos ou dutos, que são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, para transportar petróleo e seus derivados, álcool, gás e produtos químicos diversos por distâncias especialmente longas, sendo então denominados como oleodutos e gasodutos.

Vantagens:

- Permite deslocamento de grandes quantidades de maneira segura;
- Dispensam armazenamento;
- Menores possibilidades de roubo;

A grande desvantagem deste último modal é que qualquer rompimento pode causar acidentes ambientais, além de exigirem altos custos de implantação.

Estes são os 5 modais básicos para o deslocamentos de objetos e cargas.

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