Você está em: Clikaki »   Atualidades » Motivo de invasão dos hackers

Motivo de invasão dos hackers

Saiba o que leva um hacker a querer invadir desde uma conta do Orkut até um sistema bancário.

Já faz um tempo se ouve falar de adolescentes que ficam a noite inteira fuçando em sistemas de computadores na intenção de invadi-los. Entretando, não se falam muito dos mais perigosos hackers.

hacker

O principal motivo pelo qual esses hackerzinhos ganham destaque na imprensa é porque são descuidados e deixam sempre rastros do que fizeram e logo são capturados pela polícia, muito diferente de hackers profissionais, extremamente perigosos e cuidadosos com o que vão fazer, os quais são muito difíceis de capturar e detectar. Até porque eles não estão de brincadeira…

Independente do nível do cara, as motivações que tem para invadir um sistema são bastante variadas, e assim, podemos categorizar o motivo de tais ataques.

Espionagem:

É comum que empresas contratem hackers para que este invada sistemas do pessoal concorrente e descubra seus planos, estratégia de marketing, roube seus programas ou até mesmo políticas de parcerias e de investimentos.

Seu próprio proveito:

Todo hacker procura para si um benefício e uns preferem invadir sistemas bancários para roubar dinheiro, transferir bens para sua conta, cancelar dividas ou até mesmo, quem sabe, se o cara for bom mesmo, ganhar concursos. Tudo para que ele seja beneficiado diretamente.

Vingança

Um hacker que não foi aproveitado por uma empresa  e que tinha algum acesso ao sistema pode causar inúmeros problemas se o gerente de segurança não cortar o acesso desse indivíduo logo após a sua saída da empresa, ou até mesmo antes. Ele pode tentar passar informações para outros concorrentes acessando mais do que deve. Isso se ele não conseguir acabar com o sistema todo.

Maldade

Tem gente que é meio problemática e gosta de ver tudo se ferrar mesmo. Invadem, e destroem só porque gostam de parecer malvados. Esses que fazem por maldade são sempre descobertos porque eles querem mostrar pra todo mundo o que fizeram e ficam se vangloriando de seus atos. Se ficarem quietinhas raramente são pegas. Em uma segurança é bom que exista uma pessoa dedicada a não deixar com que hackers desse tipo invadam o sistema.

Pra mostrar que é melhor que os amiguinhos

Como a competição tem em todo lugar, entre os hackers também não poderia faltar. Competir é um instinto humano e quanto mais difícil for a invasão de um hacker mais status junto aos seus colegas ou ao pessoal do ramo ele vai ter. Dentro desse grupo é normal que um queira parecer melhor que o outro. Nesses casos o pessoal não faz estrago nenhum, é mais pra se mostrar mesmo.

Para aprender:

Alguns alegam que invadem só pra ver como funciona. Outros fazem questão de procurar brechas e aprender com o erro delas. Geralmente, nesse tipo de ataque também não causa danos ou comprometem o sistema. Se ele for bonzinho ele pode até ser pago pela empresa por ter descoberto tal erro.

Fato é que os caras são inteligentes e astutos. Se uma pessoa tem erros é normal pensar que seus sistemas também possuam falhas. A privacidade e segurança de cada indivíduo estão sendo testados todos os dias e essa guerra hackers e segurança faz com que o investimento em segurança computacional seja bem maior.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Recomendamos para você

O que são crackers

O que são crackers

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas