Você está em: Clikaki »   Educação » História » Nobel: Paz e Dinamite (parte II)

Nobel: Paz e Dinamite (parte II)

A segunda parte sobre a história do criador da dinamite e dos prêmios mais cobiçados do mundo: O NOBEL

dd

A invenção da dinamite

Alfred e seu pai montam um pequeno laboratório de pesquisas em Helenborg, perto de Estocolmo, e começam a trabalhar num liquido novo e perigoso, capaz de explodir com o simples aumento de calor ou á menor agitação. Era a nitroglicerina.

Em pouco tempo, Alfred descobriu um jeito eficaz de provocar a detonação dessa substância.Mas teve de pagar o preço trágico pelas experiencias: uma explosão mandou pelos ares todo o laboratório; várias pessoas morreram entre elas, um irmão de Alfred. Por causa do acidente, o pai teve um ataque apoplético que o deixaria paralitico pelo resto da vida.

Agora só, Alfred continua o trabalho, instalando fábricas de nitroglicerina na Alemanha e Noruega. Mas os acidentes não cessam: a fábrica da Alemanha pega fogo; um navio explode no canal do panamá; mais explosões nos Estados Unidos e na Austrália. Os governos começam a ficar preocupados e tomam providencias para prevenir novos desastres: a Bélgica e a França simplesmente proíbem a fabricação da nitroglicerina em seus territórios; a Suécia impede seu transporte; e a Inglaterra restringe severamente sua utilização. Tudo fazia crer que Alfred perdera seu tempo.

Mas, finalmente, entre 1866 e 1867, Nobel resolve o problema, acrescentando á nitroglicerina certas substancias absorventes de modo que se torna possível armazena-la e transporta-la sem riscos: Só explodiria mediante um detonador especial. Nobel batizou o produto sob nova forma, de dinamite (do grego dynamis que significa força) Para o povo, tinha outro nome: ” a pólvora de segurança de Nobel”

O invento permite-lhe multiplicar suas Fábricas. Em 1875, é dono de centros produtores de dinamite em todos os países da Europa e nos e Estados Unidos. E continua a pesquisar. Seus estudos levam-no a outra invenção de importância: a balistite, uma pólvora não fumacenta derivada da nitroglicerina. Patenteada em 1889, logo foi usada pela maioria dos países para fins militares.

Juros Para a Paz

Nobel sabia muito bem o que isso queria dizer. E embora viajasse com frequência falasse muitas línguas, fosse rico e respeitado era um homem solitário (nunca se casou) e pessimistas: entendia que seus inventos não ajudavam a acabar as guerra; muito pelo contrario. Assim começou a gastar parte de sua fortuna, financiando movimentos pacifistas. E determinou que, após suas morte, una fundação patrocinasse, anualmente a entrega de cinco prêmio um dos mais especial, a quem contribuísse de maneira notável para a paz entre os homens.

965CDD6D3936495FACEA855AEA51C6B6

Quem escolhe os vencedores dos prêmios de física, Química, Medicina e literatura são várias entidades científicas suecas;  a decisão sobre o prêmio da paz cabe, no entanto a uma comissão de cinco pessoas indicadas pelo parlamento da Noruega. Os cinco prêmios são iguais: uma medalha de ouro, um certificado e cerca de 10 milhões de coroas suecas. (um pouco mais de um milhão de euros) E, oque mais importa é a fama e o prestigio no mundo inteiro.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas