Você está em: Clikaki »   Atualidades » Nomes dos operários da presos na mina de San José em 2010

Nomes dos operários da presos na mina de San José em 2010

Resgate

No dia 5 de agosto de 2010, o mundo todo voltou a sua atenção para um acontecimento, um desmoronamento na mina de San José.

Resgate dos mineiradores no Chile em 2010 (Foto: Reprodução)

Resgate dos mineiradores no Chile em 2010 (Foto: Reprodução)

Uma das minas que mais extraem cobre no mundo se tornou palco de um terrível acidente. A mina se localiza no deserto do Atacama, no Chile. No momento do desabamento, 33 operários estavam trabalhando e acabaram ficando soterrados. Os parentes das vitimas e o grupo de resgate já estavam ficando sem esperanças de encontrar os operários vivos, mas depois de 17 dias de sondagens, as equipes de resgate conseguiram localizar e entrar em contato com o grupo de operários. O grupo se encontrava em uma galeria a 700 metros de profundidade.

Então deu-se inicio a operação de salvamento. Esse salvamento deveria ser feito com muito cuidado devido ao perigo de outro desmoronamento. Inicialmente o grupo de salvamente previu que o resgate demoraria até quatro meses. No dia 12 de outubro, após 68 dias de confinamento foi dado inicio ao salvamento dos 33 operários. Esse salvamento seria feito por meio de um buraco que foi cavado da superfície até a galeria onde se encontrava os operários e por este buraco seria enviado uma cápsula chamada “Fênix 2” que foi fabricada pela NASA que seria segurada por uma corda especial. A “Fênix 2”, mede quatro metros de comprimento e possui 53 centímetros de diâmetro, ela foi pintada de branco,azul e vermelho que simbolizaram as cores da bandeira do Chile.

1 – Preparação.

Na primeira fase a cápsula vazia, apenas com câmeras, descia e subia para verificar se nada estava errado. Depois, um resgatista fez o teste, ele desceu até onde estavam os mineiros e depois subiu novamente. Então o grupo viu que tudo estava funcionando corretamente e descerão três paramédicos, um de cada vez.

2 – Resgate.

Cada resgate demorou cerca de 30 a 40 minutos. Para saírem da mina os mineiro tecerão que vestir roupas com tecidos especiais e óculos escuros. Dentro da cápsula eles tiveram que usar mascara de oxigênio, fones de ouvido e microfone para que eles pudessem se comunicar com a equipe de resgate.

Ordem de saída da mina.

Os mineiros foram divididos em três grupos. No primeiro grupo foram colocados os operários mais ágeis e saldáveis. Já o segundo foram os mais pesados e portadores de doenças respiratórias, e no terceiro e ultimo grupo foram os mais fortes, que ajudaram a resgatar os colegas.

Primeiro Grupo

1 – Florencio Ávalos Silva
2 – Mario Sepúlveda Espinace
3 – Juan Illanes Palma
4 – Carlos Mamani Soliz

Segundo Grupo

5 – Jimmy Sánchez Lagues
6 – Osmán Araya Araya
7 – José Ojeda Vidal
8 -Claudio Yañez Lagos
9 -Mario Gómez Heredia
10 – Alex Vega Salazar
11 – Jorge Galleguillos Orellana
12 – Edison Peña Villarroel
13 – Carlos Barrios Contreras
14 – Víctor Zamora Bugueño
15 – Víctor Segovia Rojas
16 – Daniel Herrera Campos

Terceiro Grupo

17 – Omar Reygadas Rojas
18 – Esteban Rojas Carrizo
19 – Pablo Rojas Villacorta
20 – Darío Segovia Rojo
21 – Yonni Barrios Rojas
22 – Samuel Ávalos Acuña
23 – Carlos Bugueño Alfaro
24 – José Henríquez González
25 – Renán Ávalos Silva
26 – Claudio Acuña Cortés
27 – Franklin Lobos Ramírez
28 – Richard Villarroel Godoy
29 – Juan Aguilar Gaete
30 – Raúl Bustos Ibáñez
31 – Pedro Cortez Contreras
32 – Ariel Ticona Yáñez
33 – Luis Urzúa Iribarren

Depois de quase 24 horas de resgate todos os 33 mineiros foram salvos com sucesso logo após os mineiros saírem da mina eles foram enviados para fazer exames médicos.

De acordo com o presidente do Chile foi gasto cerca de US$ 15 milhões, e afirmou que “cada centavo gasto valeu a pena”. Ele também citou que este valor vai ser pago pelo governo, que terá a ajuda de empresas e de países internacionais.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas