Você está em: Clikaki »   Atualidades » Notícias » Nova vacina contra a catapora

Nova vacina contra a catapora

Vacinação

A nova vacina irá subtituir a 2ª dose da tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba.

Vacina contra catapora

Nova vacina contra preveriná contra a catapora, o sarampo, a caxumba e a rubéola.

A vacina contra a catapora deve ser aplicada apenas nas crianças com quinze meses de idade, que tenham tomado a primeira dose da vacina. A segunda dose da tríplice viral será substituída pela tetraviral que protege além da catapora, contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Com apenas uma injeção a criança já fica imunizada a esses tipos de doenças.

Todos os anos cerca de dez mil crianças são atendidas nos hospitais de todo o país por causa da catapora. Cerca de cem mortes acontecem devido a complicações da doença. Com a disponibilização da nova vacina, o Ministério da Saúde espera reduzir em noventa por cento o número de hospitalizações por causa da catapora.

A catapora é uma doença benigna que pode ser curada sem deixar sequelas. Mas em crianças com um sistema imunológico baixo, em casos bem raros, podem levar uma criança ao óbito.

A nova vacina tem noventa e sete por cento de eficácia e segundo o Ministério da Saúde são raríssimos os casos de reações alérgicas. Quatro milhões e meio de doses da vacina tetraviral já foram enviadas aos Estados.

De acordo com Jarbas Barbosa, Secretário de Vigilância em Saúde, “A vacina será introduzida de maneira permanente no calendário de vacinas, não é uma campanha e os familiares não precisam levar a criança num dia certo ou numa semana certa, o que precisa ser feito é levar a criança na idade certa. A idade de tomar essa vacina é 15 meses, ou seja, com 1 ano e 3 meses a criança deve ser levada até um posto de saúde e ser vacinada.”

A catapora é uma doença muito contagiosa – dados indicam que mais de 70% das pessoas que entram em contato com uma pessoa com a infecção também ficam doentes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas