O ciclo do petróleo no Brasil

Gostou? Seja +1!

Categoria: História
Postado em:
Home » História » O ciclo do petróleo no Brasil





petroleo

As primeiras buscas por petróleo no Brasil tiveram início no final do século XIX, começando assim o ciclo do petróleo. Foi no município de Bofete, estado de São Paulo, que os primeiros vestígios de petróleo foram enconados, porém, a extração do recurso encontrado era inviável.

Em 1939, o Brasil encontrou a primeira jazida de petróleo economicamente viável, no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, de lá foi possível extrair uma petróleo de boa qualidade e propício à comercialização.

Alguns anos depois, mais precisamente em 1953, durante o governo de Getúlio Vargas, foi criada a que seria uma das estatais mais promissoras do mundo, a Petrobras. Com isso, a produção aumentou mais e mais e novas fontes foram encontradas.

O petróleo é importantíssimo nas nossas vidas por ser o nosso principal combustível, além de ser utilizado na fabricação de diversos produtos. O Brasil alcançou a autossuficiência em 2007, isso significa que o país não precisa mais importar o petróleo dos países do Oriente Médio, pois ele produz o suficiente para o abastecimento interno. Atualmente, o Brasil produz cerca de 2,3 milhões de barris por dia, e consome aproximadamente 2.2 barris diários.

Grande parte das jazidas brasileiras, se encontram em locais que apresentam rochas sedimentares, mas é do oceano que vem a maior parte da produção.

O petróleo passa por diversas etapas para que possamos obter seus subprodutos. Após ser extraído do subsolo, o petróleo é enviado até as refinarias, que transformam o minério bruto em combustível, matéria-prima e subprodutos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes