Você está em: Clikaki »   Atualidades » O clima seco de Brasília

O clima seco de Brasília

Quase sempre no mês de agosto, Brasília amarga um período de baixa umidade do ar que provoca problemas respiratórios em seus quase 2 milhões de habitantes e resseca por inteiro os gramados da capital do paí

Calor de Brasilia

O clima seco de Brasília

Quase sempre no mês de agosto, Brasília amarga um período de baixa umidade do ar que provoca problemas respiratórios em seus mais de 2 milhões de habitantes e resseca por inteiro os gramados da capital do país.

Enquanto nas cidades do litoral a média da umidade relativa do ar é de 70%, em Brasília esse índice as vezes desce a 13%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices abaixo de 12% de umidade recomendam a adoção de medidas de emergência, como a diminuição da jornada de trabalho e o cancelamento das aulas no período da tarde.

Os moradores de Brasília que sofrem de rinite alérgica tem seus problemas agravados pela inflamação da mucosa nasal, provocada pelo ressecamento típico de inverno no planalto Central. Para combater esse mal, o melhor é as pessoas instalarem um umificador de ar ao pé da cama. Quando isso não é possível, você pode usar qualquer outro substituto: bacia com água no quarto, toalhas molhadas no berço das crianças, etc…

Quando ocorre a seca, as doenças respiratórias aparecem: os resfriados, as gripes, as infecções respiratórias e a desidratação minam a saúde das crianças, sobretudo os filhos dos mais pobres que residem nas cidades-satelites da capital federal.

O ressecamento das mucosas do aparelho respiratório torna as pessoas mais suscetíveis ao ataque dos vírus bactérias e, portanto mais sujeitas a todo tipo de afecção respiratória. As pessoas portadoras de asma são as que mais sofrem.

Acostumados ao clima tropical com uma estação seca, os habitantes da capital costumam compara-lo ao de um “deserto”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas