Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O estresse engorda?

O estresse engorda?

Será?

O estresse é um dos males que mais afeta a população mundial nos últimos anos e, além de trazer diversos problemas a saúde ele também pode causar um aumento no peso.

estresse-no-trabalho

O nosso dia a dia infelizmente é muito corrido, isso acaba fazendo com que não consigamos encontrar tempo para se sentar e comer da maneira correta e calma.

Essa rotina exaustiva que temos pode muitas vezes nos levar ao estresse, que nós traz diversos problemas a saúde, e para piorar a situação ele pode sim ter relação com o aumento de peso.

A razão pela qual o estresse pode engordar, é que ele aumenta o cortisol e o pior de tudo é que ele pode ainda afetar um sistema do nosso corpo chamado endocanabinóide. A função desse sistema é dar ao nosso corpo a sensação de que precisamos comer e acumular energia, quando acontece uma situação de estresse crônico, esse sistema fica ativado o tempo todo, pois ele também serve como um mecanismo de defesa para diminuir o estresse.

A parte ruim disso é que, com o sistema ativo o tempo todo, o individuo passa a sentir fome constantemente e come mais do que o necessário, isso pode levar ao ganho de peso e futuramente a pessoa pode desenvolver doenças, como diabetes e hipertensão.

O melhor a se fazer em um momento de estresse é buscar se acalmar e realizar exercícios respiratórios.

O melhor a se fazer em um momento de estresse é buscar se acalmar e realizar exercícios de respiração.

O nosso cérebro também reage quando passamos por uma situação de estresse. Quando isso acontece ele envia um sinal ao nosso corpo, pedindo a ele açúcar, que é liberado em excesso pelo figado. Caso esse açúcar não é utilizado, ele acaba se acumulando no corpo como uma reserva e, para evitar a glicemia, nosso organismo o transforma em gordura,que acaba se concentrando principalmente na barriga.

Além disso, muitas pessoas quando passar por uma sensação de estresse, acabam tendo uma vontade incontrolável de comer algum doce. Isso acontece, pois esses tipos de alimentos liberam serotonina que dão a sensação de prazer, que ajuda a aliviar o estresse.

O que fazer para diminuir o estresse?

Por isso, o melhor a se fazer em um momento de estresse e realizar exercícios de respiração, isso irá ajudar a você a se acalmar no momento. Aulas de pintura, atividade física e outras atividades prazerosas, também ajudar a combater o estresse.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas