O papel da propaganda na sociedade

Gostou? Seja +1!

Categoria: Política
Postado em:
Home » Política » O papel da propaganda na sociedade





Propaganda na sociedade

A propaganda afeta a sociedade diretamente.

No inglês, ela é usada exclusivamente para propagação de ideias, especialmente políticas e tem muitas vezes uma conotação depreciativa para se referir a propaganda comercial ou de serviços. Os falantes da língua inglesa  usam o termo "advertising".

Em alemão o termo propaganda é usado mais para ideias, sendo que para comercial usa-se "reklame", empréstimo do francês.

Em português, o termo publicidade é usado para a venda de produtos ou serviços e propaganda tanto para a propagação de ideias como no sentido de publicidade.

O papel da propaganda na sociedade

Propaganda é, portanto, o termo mais abrangente e que pode ser usado em todos os sentidos.

A publicidade somos nós mesmos, está na base cultural da nossa sociedade, refletindo-se os valores morais, éticos e culturais
- Henríque Martines Sanches

De acordo com Henríque Martines Sanches, “a publicidade somos nós mesmos, está na base cultural da nossa sociedade, refletindo-se os valores morais, éticos e culturais”. Para Adorno, “mais do que subverter uma ordem, a publicidade reafirma o já conhecido”.

A sobrevivência da sociedade de consumo depende da troca constante dos objetos ou das necessidades e está relacionada ao processo de produção de bens. Por isso, a função da propaganda é impulsionar a circulação dos objetos por meio da construção da imagem do produto e da marca, de acordo com o sistema  de valores presentes na sociedade.

As agencias de publicidade conhecem, como poucos, esses valores e sabem usar esses conhecimentos. Ao produzir “peças” em que eles se refletem, atingem seu objetivo e, consequentemente, reforçam, reafirmam e garantem sua permanências: a competitividade, o individualismo, o desejo de status, a ilusão da felicidade e poder aliado ao consumo estão entre os mais evidentes.

Mais do que subverter uma ordem, a publicidade reafirma o já conhecido
- Adorno

Como, no capitalismo, nada se dá, pois tudo se lucra, o problema maior não está no consumo em si, mas no que as pessoas são capazes de fazer para obter o que foram levadas a desejar: em um país de grandes desigualdades sociais como o nosso, esse desejo compromete seriamente segurança, gera violência.

Portanto, a análise dos recursos verbais e não-verbais empregados nesse gênero oferece  a oportunidade de reconhecer, sentir e refletir sobre o poder que a linguagem alcança quando usada para projetar sonhos ideais de felicidade, gerando, muitas vezes, a necessidade de aquisições de objetos cujo valor social simbólico é maior que o valor de uso.

5.00 avg. rating (88% score) - 1 vote