Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » O que aconteceria se a Terra parasse de girar de repente?

O que aconteceria se a Terra parasse de girar de repente?

Catástrofe

Apesar de não sentirmos nada a Terra está sempre em movimento, mas você já parou para pensar o que aconteceria se o planeta parasse de girar de repente? Descubra

Caso um dia isso aconteça, a vida na Terra estará comprometida

Caso um dia isso aconteça, a vida na Terra estará comprometida

Mesmo que nós não notemos a Terra está sempre em movimento, mas você já pensou no que aconteceria se ela parasse? De acordo com a ciência, se um dia isso acontecer, nós seres humanos e qualquer outra forma de vida da Terra estaríamos perdidos, visto que ocorreria uma extinção total da vida no nosso planeta.

Assim que a Terra parasse de girar, todas as construções iriam ao chão, é não é só elas, as pessoas, as árvores, os carros e os animais sairiam voando até se chocarem em algo e se despedaçarem. A razão disso acontecer se deve a um fenômeno chamado inércia dos corpos. Tudo o que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta, sendo assim, se ele parasse de girar tudo o que estivesse sobre ele iria manter a mesma trajetória com a mesma velocidade.

Se a Terra parasse de repente tudo seria arremessado a uma velocidade de 16 mil quilômetros

Se a Terra parasse de repente tudo nela seria arremessado a uma velocidade de 16 mil quilômetros

Para que você entender de uma maneira mais fácil, a parada da Terra por ser comparado com um acidente de carro, por exemplo, quando um carro bate em um poste, todos os passageiros são lançado para a frente, o mesmo aconteceria na Terra, cuja velocidade de rotação é de cerca de 1600 quilômetros por hora – o valor se altera dependendo do local onde se está -, ou seja, você seria arremessado para o lado a 1600 quilômetros por hora.

Mesmo que alguém conseguisse sobreviver a esse primeiro problema, com o tempo, o planeta se tornaria inabitável já que uma área do planeta ficaria exposto ao Sol aumentado assim a temperatura consideravelmente, enquanto a parte sem o Sol ficaria totalmente escura e com baixas temperaturas. Além disso, a diferença de temperatura entre os dois pontos, causaria ventanias fortíssimas.

Caso queira saber mais sobre o que aconteceria, confira um vídeo abaixo que fala mais sobre o assunto (não se esqueça de ativar a opção de traduzir as legendas para português).

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas