Você está em: Clikaki »   Saúde » O que causa a dor de ouvido

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Matheus

O que causa a dor de ouvido

Os acúfenos ou acusmas são sensações auditivas (rumores, zumbidos ou assovios) que são percebidas sem que existam estímulos sonoros. Não constituem uma doença por si só, mas podem ser um sintoma de grande quantidade delas, em decorrência da estrutura especial do aparelho auditivo... Veja mais sobre as causas da dor de ouvido.

Dor de Ouvido

O que causa a dor de ouvido

Os acúfenos ou acusmas são sensações auditivas (rumores, zumbidos ou assovios) que são percebidas sem que existam estímulos sonoros. Não constituem uma doença por si só, mas podem ser um sintoma de grande quantidade delas, em decorrência da estrutura especial do aparelho auditivo, já que qualquer alteração de seus vasos sanguíneos ou nervos pode provocar alterações nas vias auditivas que se traduzem nestas manifestações.

Existem acúfenos subjetivos e objetivos: um terceiro grupo de acúfenos não tem caráter patológico, mas se deve à fadiga auditiva provocada pela exposição reiterada a estímulos sonoros.

Os acúfenos subjetivos, ou acúfenos propriamente ditos, devem-se a lesões que podem estar localizadas em diversas partes do ouvido. No ouvido externo geram-se acúfenos devido ao cerume impactado que, embora encontrando-se nos dois ouvidos, só provoca acúfenos num deles.

Os acúfenos produzidos no ouvido médio geralmente são originados por uma otite ou uma estenose das trompas de Eustáquio. No ouvido interno é onde se geram mais acúfenos, já que dentro do labirinto se encontra o órgão da audição, formado por uma série de terminações nervosas a partir das quais se transmitem estímulos sonoros ao cérebro; qualquer variação na pressão ou composição dos líquidos do labirinto se transmitirá, então, ao cérebro em forma sonora. Outras causas de acúfenos no ouvido são as mudanças bruscas da pressão atmosférica, os traumatismos cranianos e as substâncias tóxicas que o organismo não elimina de forma adequada.

Os acúfenos objetivos, poucos freqüentes, devem-se a alterações do organismo localizadas fora do ouvido. Um exemplo deste tipo de acúfenos é o ruído que pode produzir a articulação da mandíbula ao abrir e fechar a boca ou devido a alguma lesão arterial nas proximidades do ouvido, geralmente um aneurisma da artéria carótida.

Avalie e compartilhe este artigo:

O que causa a dor de ouvido
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)

Deixe o seu comentário


Quais são as causas da dor de garganta

O que é um quilombo resumo

Conheça os benefícios do suco de limão a saúde

Como acabar com a azia durante a gravidez

Todos os fatalities Mortal Kombat 9 para Xbox 360 e PlayStation 3

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |