O que é a erosão e qual sua importância

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » O que é a erosão e qual sua importância





Erosão

O que é a erosão e qual a sua importância no meio ambiente

A erosão é um grande problema natural que ainda não tem a sua devida importância. A erosão nada mais é do que a destruição dos solos e rochas, e seu transporte feito pelas águas e pelo vento.

Ano a pós ano bilhões de toneladas de terra estão sendo perdidas no mundo por conseqüências da erosão.

A chuva é um dos principais fatores para que exista esse fenômeno. Quando chove, a água destrói o solo, transporta com ela tudo o que aquele solo tinha e o deixa infértil e árido.

Outro fator que nos leva a esse problema é o desmatamento. Nas florestas a erosão era pra ser quase nula, porque em locais onde existam plantas, a água tem mais dificuldade de correr pelo solo e ainda parte dela é absorvida pela mata, mais a ação do homem em relação ao desmatamento, fez com que essas áreas sofressem com esse problema.

Praias, estradas e casas construídas nos litorais correm o risco de desaparecerem com o passar do tempo, pois mesmo sem percebermos a areia é engolida aos poucos e silenciosamente pela água do mar. A elevação do nível do mar pode ser um fator para que ocorra a erosão do litoral.

Existem vários outros tipos de exemplos de erosão, como o caso da eólica, pela ação do vento, a glacial, fluvial, etc.

A erosão ocorre simplesmente por consequência as ações do homem. Apesar de não ter uma grande importância perto de outros problemas ambientais, até ela se tornar verdadeiramente notável ela não terá a nossa devida atenção.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes