O que é a mata atlântica

Gostou? Seja +1!

Categoria: Educação
Postado em:
Home » Educação » O que é a mata atlântica





Mata Atântica

A Mata Atlântica é uma floresta tropical, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o Sul, cobrindo as serras e as planícies litorâneas. Esse ecossistema se destaca pela biodiversidade de plantas e animais

O pau-brasil, árvore de valor histórico para o nosso país, era abundante na região e hoje se encontra ameaçada de extinção.Toda a mata Atlântica, aliás,sofre grande devastação desde os tempos da colonização do país, atualmente menos de 5% da área originalmente ocupada por ela está preservada.

Além do pau-brasil, são caractrísticos da Mata Atlântica o Jacarandá, o jambo e o jatobá, açém de muitas espécies de orquídeas e bromélias.

A fauna é diversificada e também inclui representantes seriamente ameaçados de extinção devido ao desmatamento, como é o caso do mico-leão-dourado, do macaco monocarvoeiro, da onça-pintada e das aves jacutinga e macuco. A araponga, ava que ganhou o apelido de "voz da Mata Atlântica" pelos estridentes chamados dos machos também está na lista dos animais ameaçados.

As florestas tropicais brasileiras também abrigam um grande número de espécies de serpentes, lagartos e anfíbios (sapos e pererecas, especialmente). Há poucas pesquisas sobre o estado de preservação dessas espácies únicas no mundo, mas acredita-se que muitas estejam em extinção antes mesmo de serem conhecidas e classificadas pela ciência.