Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O que é a paralisia do sono

O que é a paralisia do sono

Curiosidade

A paralisia do sono acontece enquanto a pessoa está dormindo, de repente acorda e não consegue mover nenhum músculo do corpo. Pode acontecer pouco antes de dormir, mas é muito raro. Sabe-se que essa experiência traumatizante é vivenciada pelo menos uma vez na vida por grande parte da população mundial.

Como acontece?
Sintomas da paralisia do sono
Possiveis causas

Paralisia do sono

A PARALISÍA DO SONO acontece enquanto a pessoa está dormindo, de repente acorda e não consegue mover nenhum músculo do corpo. Pode acontecer pouco antes de dormir, mas é muito raro. Sabe-se que essa experiência traumatizante é vivenciada pelo menos uma vez na vida por grande parte da população mundial.

Como acontece?

Durante a noite sono alcançamos um estágio chamado REM. Nessa condição, os nossos olhos se movem rapidamente e a atividade cerebral é muito parecida com aquela que se passa nas horas que estamos acordados. É nesse espaço de tempo que o nosso cérebro produz os nossos sonhos. Quando começamos a sonhar, o “sono REM” desliga todos os músculos do nosso corpo. Isso evita, por exemplo, que você saia correndo da cama caso esteja sonhando que está participando de uma maratona.

A paralisia do sono acontece quando o cérebro desperta durante o sono REM. Seus olhos se abrem, sua consciência se recupera, mas os seus músculos ainda estão paralisados e seu cérebro ainda continua fabricando sonhos!

Sintomas da paralisia do sono

Paralisia do sono pode ser algo traumatizante

Daí você pode começar a enxergar fantasmas, alienígenas e outras coisas em meio aos objetos do seu quarto. Para muitos cientistas, isso explica muitas histórias de abdução extraterrestres e contato com seres de outro mundo.

Para sorte da maioria, alguns tratam isso como um mero sonho e acabam por não ficar desesperadas. Mas, isso não acontece com todo mundo. Por causa das alucinações, alguns ficam com muito medo, colocando o seu corpo em estado de fuga. É nesse momento que sua respiração tende a aumentar, mas como seu corpo ainda está paralisado você não tem total controle sobre o seu diafragma, o que dá uma sensação de sufocamento. Algumas pessoas relatam sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse o pressionando, daí vem o nome: “pesadelo”. Há também pessoas que relatam terem saído do corpo, ou até “flutuar”.

Esses sintomas podem durar de alguns segundos a vários minutos.

Possíveis causas

Acredita-se que vários fatores podem aumentar o número de vezes que uma pessoa tem paralisias do sono:

– Dormir de barriga pra cima
– Stress demais
– Mudanças drásticas no ambiente ou na vida
– Sonhos lúcidos
– Consumo de drogas
– Sonos irregulares
– Dormir a base de medicamentos, como anti-histaminas.

Diversos estudos já concluíram que a maioria das pessoas vai passar por essa experiência pelo menos uma ou duas vezes em sua vida, se ainda não aconteceu contigo, é bom ir se preparando. Se acontecer, apenas respire profundamente e fique tranquilo, afinal, é apenas um sonho.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas