Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » O que é a podoposturologia

O que é a podoposturologia

Postura

Um dos diversos campos da fisioterapia é a podoposturologia que estuda as alterações posturais através da análise dos pés.

Criada pelos franceses a podoposturologia é uma técnica que avalia os pés do indivíduo e sua influencia na postura.

Criada pelos franceses a podoposturologia é uma técnica que avalia os pés do indivíduo e sua influencia na postura.

A podoposturologia é uma técnica francesa que avalia os pés do individuo e sua influencia na postura. Através de uma avaliação podem ser encontrados desequilíbrios posturais e suas possíveis causas, por meio da utilização de um software quais as áreas dos pés devem ser estimuladas com o uso de palmilhas, visando reequilíbrio postural.

O objetivo das palmilhas é reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Os elementos das palmilhas confeccionadas fornecem informações ao sistema nervoso o que provoca o reequilíbrio através das reações reflexas dos músculos.

Elas corrigem as assimetrias posturais, contribuem para a melhora da congruência das articulações e ameniza a sobrecarga, principalmente na coluna vertebral.

Baropodômetro

Um software especifico mensura a pressão dos pés no baropodômetro.

Um software específico mensura a pressão dos pés no baropodômetro.

O baropodrômetro é um equipamento que analisa as oscilações posturais e os equilíbrios corporais estatísticos e dinâmicos, em relação ao centro de gravidade.

Softwares: Um software específico mensura a pressão dos pés no baropodômetro e transformam em gráficos os tipos de pisada que possibilitam o diagnostico para posterior indicação de palmilhas.

Tipos de pisada

Pisada supinada: O impacto concentra-se na parte externa do pé podendo prejudicar as articulações.
Pisada neutra: O impacto é mais uniforme com pressões articulares e equilibradas.
Pisada pronada: O impacto concentra na parte interna do pé, dificultando a estabilidade do corpo.

Tipos de pisada (Imagem: Globoesporte.com)

Tipos de pisada (Imagem: Globoesporte.com)

Palmilhas

Com o diagnóstico é possível criar palmilhas com inserção de elementos em locais predefinidos que redistribuem melhor pressão dos pés, estimulando o sistema nervoso, aumentando a eficiência do controle postural e amenizando a sobrecarga da coluna vertebral.

Indicações

As palmilhas são preparadas para cada paciente.

As palmilhas são preparadas para cada paciente.

As palmilhas proprioceptivas são indicadas para: pé plano, pé cavo, calcâneo valgo, calcâneo varo, exporão de calcâneo, fascíte plantar, tendinites, metatarsalgias, perna curta, halux valgo, dores na região plantar, dores no joelho, dores na coluna e alterações posturais como sifose, escolioso e lordeose.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas