Você está em: Clikaki »   Saúde » O que é a transfusão de sangue?

O que é a transfusão de sangue?

O que é a transfusão de sangue? É a introdução, nas veias de uma pessoa, o sangue extraído de outra pessoa. Que finalidade tem? Restituir o volume sanguíneo àqueles que, por qualquer motivo, tiveram grande perda deste liquido... Veja mais sobre a transfusão de sangue.

Transfusão de Sangue

O que é a transfusão de sangue?

É a introdução, nas veias de uma pessoa, o sangue extraído de outra pessoa.

Que finalidade tem?

Restituir o volume sanguíneo àqueles que, por qualquer motivo, tiveram grande perda deste liquido.

Quem precisa de uma transfusão de sangue?

As pessoas que sofrem de anemia derivadas de hemorragia brusca, os grandes queimados (pessoas cujas queimaduras excederam 30% da superfície do corpo), os que sofrem um choque traumático com abundante perda de sangue etc.

Uma transfusão de sangue pode ser urgente?

Em muitas ocasiões, a vida do paciente depende da rapidez com que ela seja feita.

Por quê?

Porque a partir da perda de certa quantidade de sangue, principalmente se a perda se deu de maneira rápida, o organismo não recebe o volume de oxigênio de que precisa para seu adequado funcionamento e o paciente pode morrer.

Deve-se fazer uma transfusão é quase sempre necessária quando a anemia se deu de maneira rápida, mas se ela for progressiva deve-se atacar a causa que determina e na maioria dos casos pode-se evitar a transfusão.

Qualquer doador pode doar o sangue a um paciente que precisa de transfusão?

Grupos sanguíneos são os grupos em que se divide o sangue segundo os diversos antígenos que apresenta. Os principais grupos sanguíneos são A, B, AB e O.

O sangue do doador, então, deve ser sempre do mesmo grupo do sangue do receptor?

Não necessariamente. É preciso que sejam compatíveis. Pode-se introduzir sangue do grupo A num paciente do grupo A ou do grupo AB; sangue do grupo B a um paciente do grupo B ou do grupo AB; e sangue do grupo O a qualquer paciente, embora o paciente do grupo O só possa receber sangue deste grupo. Por isso as pessoas do grupo AB são chamadas de receptoras universais, já que podem receber sangue de todos os grupos. As pessoas do grupo O são chamadas de doadoras universais já que podem doar sangue as pessoas dos de mais grupos.

Não é preciso levar em conta nada mais?

É preciso pensar também Rh, que é outro antígeno que determina dois grupos: o positivo e o negativo.

De que maneira incide o fator Rh na compatibilidade do sangue que se deve usar nas transfusões?

Cada grupo A, B, AB e O é alem disso positivo ou negativo. As pessoas com fator Rh positivas podem recebem sangue do grupo que lhes correspondem, tanto se o Rh for positivo quanto se for negativo; por sua vez, as pessoas com fator Rh negativo só podem receber sangue com fator Rh negativo.

O que aconteceria em caso de erro?

Aconteceria uma reação de transfusão com calafrios, febre, queda de pressão arterial, destruição dos glóbulos vermelho no interior do organismo e às vezes complicações nos rins. Em alguns casos poderiam levar a morte.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Josinete Maria de Oliveira. comentou:

Aprovado,muito instrutivo e esclarecedor! Sou técnica e trabalho em um laboratório de análises clínicas, convivo com isso todos os dias e muito gratificante, quero ler e aprender muito mais. Obrigada!

Responder
Fracy comentou:

Muito interessante…
Com perguntas e respostas muito bem elaboradas e bem esclarecida.

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas