Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » O que é astrobiologia resumo

O que é astrobiologia resumo

Extraterrestre

O ramo da Atrobiologia vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje, e tem como função descobrir se existe vida em outro planeta.

astrobiologia

Conhecida também como exobiologia e xenobiologia, a astrobiologia é um ramo da ciência considerado nos dias de hoje com muita seriedade. Sua principal função é descobrir como a vida se processa fora da Terra e como ela influência o funcionamento do Universo. Apesar de parecer simples, essa é uma área bem complicada da ciência, por envolver diversas disciplinas como a Astronomia, a Geologia, a Física, a Química e a Biologia.

O termo surgiu no começo dos anos 60, elaborado por um médico norte-americano especializado em biologia molecular, chamado Joshua Lederberg. Além de médico ele foi também um ex-funcionário da NASA, que trabalhava em projetos experimentais que envolviam a procura de vida no planeta Marte. Como é possível perceber a Astrobiologia é uma área de estudos bem recente, que se deriva principalmente da Biologia.

Os profissionais desta área procuram por indícios de qualquer espécie de vida em outros astros e até mesmo em nuvens interestelares. Eles buscam compreender como contextos externos ao Planeta Terra podem influenciar no desenvolvimentos de seres vivos. Procuram também descobrir como a vida é preservada e em que condições ela pode existir fora da Terra. Além disso, eles tentam entender, como a existência de vida se tornou possível na Terra, como ela nasceu e se aprimorou, o que permite que ela possa servir de abrigo para uma variada e rica gama de espécies vivas e se já houve ou há seres vivos em outros planetas.

cosmo

Outras perguntas que a Astrobiologia procura responder é se há uma conexão entre o aparecimento da vida e o surgimento Universo; se a existência é um resultado compulsória da evolução universal ou uma casualidade que só ocorreu aqui na Terra; se os organismos vivos são regidos por leis gerais; entre outras.

A Astrobiologia vem crescendo cada vez mais, e diversas universidades possuem estudiosos atentos a este tema. Já é possível também encontrar vários cursos de graduação neste ramo. Além disso, muitos ousam dizer que a Astrobiologia um dia se tornará o ramo mais ativo, estimulante e fascinante da Astronomia. Atualmente a NASA é responsável por grande parte dos projetos de estudos e pesquisas neste campo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas