Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O que é bronquite e quais são seus sintomas

O que é bronquite e quais são seus sintomas

Pulmão

A bronquite é uma inflamação nos brônquios, que se não tratadas elas podem levar a outros problemas muito mais sérios, saiba quais são os sintomas e o tratamento da doença.

Entre os sintomas, o mais fácil de se notar é a tosse continua.

Entre os sintomas, o mais fácil de se notar é a tosse continua.

Basicamente a bronquite é uma inflamação dos brônquios: que são os canais que levam o ar da traqueia até os alvéolos pulmonares. Isso faz com que o paciente sofra de tosses persistentes, acompanhadas de secreção. Existem dois tipos de bronquite a aguda e a crônica, o que diferencia uma da outra na hora do diagnóstico é a duração e o agravamento das crises. Abaixo um pouco mais sobre os dois tipos da doença.

Bronquite aguda:

Esse é o tipo mais fraco da bronquite, geralmente é rápida e sua cura acontece por completo assim que o pulmão do paciente se recupera. A maioria dos casos está ligado à inalação de substâncias tóxicas, irritantes ou alergênicas. Ela também pode ser causada por bactérias como a Mycoplamas pneumoniae, Chalamydia pneumoniae e Bordetella pertusis, e passa a ser chamada de bronquite infecciosa aguda.

Essa doença manifesta-se, muitas vezes, depois de algum resfriado ou gripe, pois nessa hora os pulmões já se apresentam irritados e estão com a imunidade baixa. Nos primeiros dias o paciente começa a sentir mal-estar, aumento das secreções nasais e tosse seca. Com o passar dos dias essa tosse passa a eliminar muco e podem surgir dores no peito e/ou costelas.

O tratamento é simples, ele é feito através do uso de fármacos, que fazem com que os sintomas sejam aliviados e combatem o patógeno. Além disso, é indicado ingerir bastante líquido. Apesar de não ser tão perigosa, essa doença pode levar a problemas maiores se não tratada, principalmente para pessoas que já possuem doenças respiratórias ou cárdicas. Não se esqueça que antes de tomar qualquer remédio procure um médico, pois a automedicação pode fazer com que a doença piores.

O cigarro é o principal agente desencadeador da bronquite.

O cigarro é o principal agente desencadeador da bronquite.

Bronquite crônica

Conhecida também como doença pulmonar obstrutiva crônica, tem como principais características a tosse com muco pelo menos três meses ao ano, por dois anos consecutivos. Ela é causada na maioria das vezes em razão da exposição prolongada de agentes irritantes, como o cigarro (principal causador da doença), que faz com que aconteça uma alteração da mucosa dos brônquios, levando assim a inflamação dos brônquios.

Outros sintomas são febre, tosse com expectoração espessa, chiado no peito e respiração dificultada. O portador da bronquite crônica deve ser vacinado, anualmente, contra a gripe. Além disso, para tratar da doença quando ela ataca o paciente deve se afastar dos fatores desencadeantes da crise, e deve tomar xaropes expectorantes, que são prescritos pelo médico.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas