Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » O que é cometa resumo

O que é cometa resumo

Astrologia

Com certeza você já deve ter ouvida falar sobre cometas, mas você sabe qual é a estrutura deles? Descubra aqui.

A estrutura do cometa é dividida em três partes: núcleo, coma e cauda.

A estrutura do cometa é dividida em três partes: núcleo, coma e cauda.

Avistar um cometa no céu escuro é uma das coisas mais impressionantes que nós podemos presenciar. O nome cometa é originado da palavra Latim cometes que vem do grego komē que significa cabeleira da cabeça. Aristóteles então resolveu nomear esse fenômeno natural de komētēs, que significa estrelas com cabeleira. Os cometas podem ser periódicos (ou não periódicos), que passam pelo nosso sistema solar e saem rapidamente em direção ao espaço interestelar

Um cometa é um corpo menor do sistema solar que ao se aproximar do sol ele passa a apresentar uma atmosfera difusa, chamada de coma. Alguns cometas também apresentam uma cauda, que assim como a coma é resultado de efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o seu núcleo.

Estrutura do cometa

Um cometa tem sua estrutura divida em 3 partes principais, sendo elas: o núcleo, o coma ou cabeleira e a cauda.

Cometa Halley

O cometa Halley é um dos mais famosos do mundo.

Núcleo: Ele é o inicio de um cometa, seu tamanho varia entre 100 metros ou até mesmo incríveis 40 quilômetros. Ele é composto por gelo, poeira, rochas e também por gases congelados, como monóxido de carbono, metano, amônia e dióxido de carbono. Por possuírem uma massa pequena, os cometas não conseguem ter sua própria gravidade, por isso não possuem uma forma regular.

Coma ou cabeleira: essa parte é formada basicamente por hidrogênio, oxigênio, água no estado sólido e poeira. Quando o sol ilumina a coma do cometa é possível vê-lo na Terra, pois a poeira reflete a luz do sol diretamente e os gases brilham devido à ionização. Grande parte dos cometas são vistos apenas com o uso de telescópio, mas existem alguns que podem ser avistados a olho nu, como no caso do cometa Halley, que passa pela Terra em intervalos de 76 anos.

Cauda: existem dois tipos de formação de cauda uma de electromagnetismo a outra de poeira. Toda vez que o cometa passa próximo ao Sol, o diâmetro da cauda diminui em alguns metros. Não são todos os cometas que apresentam cauda.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas