Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O que é compulsão alimentar?

O que é compulsão alimentar?

saúde

A compulsão alimentar é uma doença que faz com que o individuo coma mesmo estando sem fome, em alguns casos a pessoa chega a passar mal de tanto comer.

alimentação compulsiva

A compulsão alimentar é uma doença que deve ser tratada rapidamente para que ela não cause outras.

Muitos não sabem o que realmente é a compulsão alimentar e acabam a confundindo com fome, ansiedade e gula, mas na verdade ela é uma doença que afeta diversas pessoas no mundo todo. Na maioria das vezes essa doença leva a outros problemas, como a obesidade. O principal sintoma dela é que o individuo come mesmo estando sem fome, em alguns casos a pessoa chega até mesmo a passar mal de tanto comer. Felizmente essa compulsão tem tratamento e ela é feita através de terapia e medicamentos.

A tendência da compulsão alimentar é que ela aumente com o passar do tempo, no seu primeiro estágio, a pessoa ainda se encontra no seu estado normal, sem nenhum indício de alguma disfunção alimentar. Na maioria das vezes essa doença é causada por algum trauma ou estresse muito grande. Assim, a pessoa começa a comer para acabar com suas angústias e esquecer os seus problemas, desenvolvendo a compulsão alimentar.

Outra causa que pode levar a compulsão alimentar está ligado à dietas. Geralmente em uma dieta a pessoa se priva de certos alimentos que são gordurosos e ricos em açúcar, mas quando a pessoa se vê em frente à eles ela come mais do que o normal para suprir sua vontade.

Quando uma pessoa não ingere carboidratos também pode levar a uma compulsão alimentar, pois a falta de carboidratos faz com que o corpo fique com pouca serotonina, com isso a pessoa começa a comer sem parar, pois a serotonina é a substância presente no controle alimentar.

compulsão alimentar

Na maioria das vezes a compulsão alimentar é causada por algum problema emocional.

Como tratar a compulsão alimentar

Para que o tratamento seja um sucesso vai depender muito da pessoa. O tratamento começa com terapias para trabalhar na parte psicológica, acima de tudo o paciente precisa ter controle de si mesmo. Se o paciente estiver em um nível muito avançado da doença, será necessário que ele tome medicamentos ansiolíticos, pois eles agem no sistema nervoso, controlando a ansiedade e a vontade de comer.

Outro método utilizado para tratar a compulsão alimentar é a prática de atividades físicas, para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Se você suspeitar que está sofrendo de compulsão alimentar procure um médico o mais rápido possível, pois se essa doença não for tratada ela pode levar à obesidade mórbida e à diversos outros problemas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas