Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O que é e como evitar a retenção de líquido

O que é e como evitar a retenção de líquido

Inchaço

O famoso inchaço, também conhecido como retenção de líquido é um problema bastante comum; descubra como combatê-lo

A retenção de líquido pode ser causada por vários fatores

Certamente, alguma vez na sua vida, você já usou um tênis um pouco mais apertado e quando o tirou notou que seu pé estava todo marcado, não é mesmo? Ou até mesmo após uma longa jornada de trabalho, você sentiu sua perna um pouco mais inchada. Esse inchaço que na maioria das vezes surge nas pernas, mas que também pode aparecer em outras partes do corpo, é chamado de retenção de líquido

Apesar de possuir esse nome mais popular, o termo médico utilizado para esse problema é edema. Ele acontece quando ocorre o extravasamento de líquido do sangue para o tecido subcutâneo (tecido sob a pele). Existem diversos tipos de edemas, porém vamos destacar aqui o edema periférico – que causa inchaço.

São vários os causadores desse problema, alguns deles são: sedentarismo, ficar em pé ou sentado por muito tempo, menstruação e pré-menstruação, processo inflamatório, gestação, alterações hormonais, excesso de calor e pelo uso de anticoncepcional. Doenças como insuficiência cardíaca, diabetes, artrite e outras também podem causar edema.

O edema é diagnosticado através de um exame clínico detalhado e muitas vezes complementado por exmas hormonais, cardiológicos, eletrólitos e outros. Já o tratamento varia bastante, visto que irá depender da causa.

A prática de exercícios físicos ajuda a combater esse problema

Apesar de não existir um tratamento para todos os tipos, é possível prevenir e amenizar esse inchaço (caso ele são seja causado por alguma doença de base). Praticar atividades físicas regularmente, ingerir bastante água durante o dia, não ficar muito tempo em pé ou sentado, evitar comer alimentos muito salgados e abusar dos chás são excelentes maneiras de prevenção e amenização.

Mas é melhor ficar atento, o indicado é sempre procurar um médico, principalmente se o inchaço for recorrente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas