Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O que é e como se desenvolve insuficiência cardíaca?

O que é e como se desenvolve insuficiência cardíaca?

Coração

A insuficiência cardíaca acontece quando uma das cavidades do coração falha ao bombear o sangue para o corpo.

coraçãoO coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Como muitos já devem saber o coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. A insuficiência cardíaca é quando uma dessas cavidades falha como bomba, e não consegue bombear todo o sangue que recebe para o resto do corpo.

A insuficiência cardíaca não é considerada uma doença do coração por si só, e sim, uma incapacidade do coração de efetuar suas funções da maneira correta o que pode levar a vários outros problemas, tanto no coração como em outros órgãos.

Como ela se desenvolve?

Existem dois tipos de insuficiência cardíaca, ICA (Insuficiência Cardíaca Aguada) e ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva).

Insuficiência cardíaca aguda: ocorre quando o coração se torna incapaz de fazer uma ação eficaz de maneira súbita e catastrófica. Na maioria das vezes ela é consequente a um infarto do miocárdio, ou a uma arritmia severa do coração. Alguns casos também são causados por doenças não cardíacas, como: hemorragia severa, o traumatismo cerebral grave e o choque elétrico de alta voltagem.

insuficiencia-cardiaca

A insuficiência cardíaca aguda é grave, e assim que detectada o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, e mesmo assim, muitas vezes ela é fatal.

Insuficiência cardíaca congestiva: Ela se desenvolve gradualmente, mas em alguns casos ela pode aparecer no modo agudo. Por ser uma doença crônica, ela fará com que o paciente tenha que mudar vários hábitos para que a ele possa prolongar seu tempo de vida.

Principais causas de insuficiência cardíaca

Na maioria dos casos a insuficiência cardíaca é resultado de alguma doença que altera a contratibilidade do coração. Doenças que exigem um esforço maior do músculo cardíaco também podem ser culpadas.

A hipertensão arterial e a estenose (estreitamento) da válvula aórtica, com o tempo, podem levar a Insuficiência Cardíaca Congestiva do ventrículo esquerdo. Algumas doenças pulmonares como o enfisema eventualmente podem levar à Insuficiência Cardíaca Congestiva do ventrículo direito.

Outras doenças como: hipertireoidismo, anemia severa, doenças congênitas e estresse também podem ser agentes causadores da doença. O principal sintoma da insuficiência cardíaca é a falta de ar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas