Você está em: Clikaki »   Atualidades » O que é e onde ocorre o bullying

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Ricardo Peroto

O que é e onde ocorre o bullying

A palavra Bullying é de origem inglesa e não tem tradução exata para o português. É um termo utilizado para qualificar comportamentos agressivos.

Bullyng

O que é Bullying

A palavra Bullying é de origem inglesa e não tem tradução exata para o português. É um termo utilizado para qualificar comportamentos agressivos. Entre as definições existentes, a pesquisadora e doutora em Ciência da educação, Cléo Fante, traduz o bullying como “forma de violência gratuita e cruel que pode ocorrer por meio de maus tratos verbais, morais, sexuais, sociais, físicos, materiais e virtuais“.

Sem apresentar justificativa ou motivação específica, esse tipo de comportamento é muito comum no ambiente escolar e apresenta um pequeno predomínio entre os meninos, já que suas atitudes são mais agressivas e utilizam a força física, tornando-as mais visíveis. Entre as meninas, sua base é mais comum com base em intrigas, fofocas e isolamento das colegas.

Além dos ambientes sociais, esse fenômeno também pode acorrer por meio de ferramentas tecnológicas. Canais como e-mails, fóruns, blogs, fotoblogs, redes de relacionamento social, mensagens de celular, jogos on-line ou mensagens instantâneas são utilizados para praticá-lo. Esse tipo de ataque é conhecido como ciberbullying. Como forma de evitá-lo, Fante destaca a atenção dos pais como principal ferramenta. O ideal é monitorar a convivência virtual a fim de garantir a segurança das crianças.

Bullyng-virtual

Mas como saber se seu filho está sofrendo de bullying?

Mais uma vez a atuação é crucial. É atraves da observação, do diálogo e da participação na vida dos filhos que os pais podem identificar o bullying. A educadora aponta alguns sintomas que ajudam a reconhecer se eles estão passando por esse problemas. Entre eles estão: Reclamações constantes de dores de cabeça e de estômago, diarréia, vômitos, alteração do humor ou medo de ir à escola.

Para superar esse sofrimento, o diagnóstico precoce é muito importante. Por isso, a observação dos pais sobre o comportamento dos filhos, bem como o diálogo franco entre eles é fundamental.

bullyng-escola

Em caso de constatação do fenômeno, vale a pena procurar ajuda de profissionais da área de saúde mental. Valorizar os aspectos positivos dos filhos fortalecendo a auto-estima e a autoconfiança, ajudando-os a encontrar as soluções de forma que se sintam seguros também contribui para superar o problema.

As formas do bullying são:

• Verbal ( insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos “Zoar”);

• Física e Material ( Bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima);

• Psicológica e Mental ( humilhar, excluir, descriminar, chantagear, intimidar, difamar);

• Virtual ou ciberbullying ( bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet etc.).

Como perceber o bulying na escola nas crianças:

- Apresentam postura retraída na sala de aula;

- Faltam constantemente às aulas;

- Mostram-se tristes, deprimidas ou aflitas;

Avalie e compartilhe este artigo:

O que é e onde ocorre o bullying
1 voto, média de votos: 1.00 (pontuação: 69%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Quais são as causas da dor de garganta

O que é um quilombo resumo

Conheça os benefícios do suco de limão a saúde

Como acabar com a azia durante a gravidez

Todos os fatalities Mortal Kombat 9 para Xbox 360 e PlayStation 3

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |