Você está em: Clikaki »   Atualidades » Meio Ambiente » O que é epidemiologia

O que é epidemiologia

Disciplina científica

A epidemiologia é uma disciplina cientifica, método ou ferramenta de trabalho para lidar com a saúde/doença em âmbito populacional.

epidemiologista

A epidemiologia é uma disciplina cientifica, método ou ferramenta de trabalho para lidar com a saúde/doença em âmbito populacional. (Foto: Reprodução)

Desde o inicio da humanidade, os seres humanos sempre se preocuparam com o fato de adoecer e morrer, seja de um individuo em particular, quanto de grupos em população. Ao longo da história se observa que muitas epidemias e catástrofes levaram milhões de vidas e isso fez com que a humanidade mudasse os seus conceitos de higiene e práticas sanitárias de controle.

A primeira grande epidemia registrada é a da lepra, que está registrada até mesmo na Bíblia, onde os portadores da doença eram jogados para fora da cidade para previnir outros de contraí-la. Na idade média, a peste bubônica, ou peste negra ceifou milhões de vidas. A cólera representa a próxima etapa, e também as pandemias que viajavam junto com rotas mercantilistas de exploração. As doenças deslocavam-se de um lugar para o outro onde se tornou necessária a criação de Institutos de higiene e medicina.

A epidemiologia é uma disciplina cientifica, método ou ferramenta de trabalho para lidar com a saúde/doença em âmbito populacional. Definem-se por epidemiologia três componentes: distribuição das doenças, os seus determinantes e a aplicação do conhecimento epidemiológico no controle da mesma. Fácil de entender, a epidemiologia é a ciência que estuda a evolução das doenças em grandes grupos populacionais.

É importante salientar que, enquanto a clinica trata a doença individualmente, a epidemiologia aborda a questão saúde/doença no grupo de pessoas.

Mas epidemiologia não funciona sozinha, ela depende de vários outros determinantes para uma análise de determinada causa de doenças em coletividade humana: Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia, Etnologia); Ciência Política; Estatística; Economia; Demografia; Ecologia e História.

É a partir dos indicadores de saúde e outros dados epidemiológicos é que se podem definir as ações publicas de saúde mais eficazes. Assim, para quem trabalha a estratégia de saúde da família, os conceitos e as ferramentas da epidemiologia são fundamentais.

Quem são os epidemiologistas propriamente ditos?

Tal estudo é interdisciplinar, então, médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, geógrafos e outros profissionais ligados a saúde, em sala de aula, biblioteca e trabalhos de campo juntos estudam a epidemiologia.

As três principais aplicações da epidemiologia são: Descrição de saúde da população, Identificação de fatores determinantes da situação de saúde e avaliação dos impactos das ações e políticas na área da saúde.

Conceito de epidemologia em vídeo:

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas