Você está em: Clikaki »   Saúde » O que é gengivite, sintomas e tratamentos

O que é gengivite, sintomas e tratamentos

O que é a gengivite? É a inflamação das gengivas. Pode apresentar-se isolada ou formando parte de uma inflamação de toda a mucosa que cobre a cavidade bucal (estomatite)... Veja mais sobre essa doença, seus sintomas e tratamentos.

O que é gengivite, sintomas e tratamentos

Em que consiste a gengivite?
Na inflamação das gengivas. Pode apresentar-se isolada ou formando parte de uma inflamação de toda a mucosa que cobre a cavidade bucal (estomatite).

Porque se produz a gengivite?
Em alguns casos desconhece-se as causas. Entre as causas conhecidas encontra-se a irritação produzida pelos resíduos de alimentos que ficam entre os dentes ou devido a uma dentadura postiça defeituosa, ou a ação local de alimentos muito quentes ou de agentes microbianos procedentes do exterior. Algumas infecções gerais, como o diabetes, os problemas renais, a leucemia, a falta de vitaminas e as doenças infecciosas, favorecem a inflamação das gengivas. Também pode dever-se a certos desiquilíbrios hormonais que não se relacionam a nenhuma doença.

Quando ocorrem estes desequilibrios?
Produzem-se de forma normal em todas as pessoas ao passar da infância à puberdade, e nas mulheres durante a menstruação, gravidez e a menopausa.

É verdade que as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais são mais propensas à gengivite?
A incidência da gengivite nestas mulheres é ostensivamente superior à média geral, o que se é esperado, pois estes remédios são compostos basicamente de hormônios.

Fala-se que os alcoólatras sofrem com frequencia de problemas na gengiva. É verdade?
O álcool, além de provocar graves danos ao fígado, pode ser considerado um agente causador de várias doenças na boca, entre elas, a gengivite, uma vez que irrita e resseca as gengivas.

Afeta igualmente a mulheres e homens?
Não. Existe uma considerével diferença entre os sexos. As mulheres a tem com maior frequencia, e a única explicação parece ser a diferente natureza do equilíbrio hormonal, que deve restaurar-se a cada ciclo mentrual.

Muitas vezes as gengivas crescem de tamanho, outras vezes se retraem, ambos são sinais de gengivite?
Sim. São as formas mais características desta infecção e se chamam respectivamente de gengivite hipertrófica e gengivite atrófica.

A que se deve a gengivite que aumenta o tamanho das gengivas?
A gengivite hipertrófica aparece como consequencia de irritações dentárias crônicas, infecções, leucemia e as vezes por intoxicação de certos remédios utilizados em tratamentos demorados. Também pode ser de origem desconhecida.

Em que consiste a gengivite atrófica?
Em essência consiste no desaparecimentos do leito dentário, seguido de recolhimento da gengiva. O resultado é a perda progressiva e irreversível do dente. A forma mais comum de gengivite atrófica é a que acompanha a piorréia.

Que problemas provoca?
O processo, em geral, não á doloroso e não produz febre, mas as gengivas estão avermelhadas e sangram à menor pressão. Costuma apresentar-se junto a cáries e a piorréia. Portanto, está acompanhada pelos sintomas destas infecções, como a halitose (mau hálito) e a perda de firmeza dos dentes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas