Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » O que é Hileia?

O que é Hileia?

Vegetação

Saiba o que significa hileia e onde isso pode ser encontrado no Brasil.

tropical_humida002

As florestas equatoriais são com certeza as mais belas de todas, sua vegetações tem como principais características árvores de grande e médio porte e com uma biodiversidade gigantesca. No Brasil existem duas florestas equatoriais, a floresta amazônica e a mata atlântica. Se você ainda não conhece nenhum desses dois locais, esta aí duas dicas de viagens para as suas férias.

A floresta amazônica é um dos locais mais bonitos no nosso país, na época das cheias grande parte das margens se alaga e a vegetação parece nascer na própria água. As plantas aquáticas aparecem em grande numero; a mais famosa delas é a vitória régia, cuja folha alcança dois metros de diâmetro e pode suportar o peso de um homem.

Além disso, a beira d’água andorinhas cinzentas voam de um lado para outro formam-se grupos de garças brancas, alcíones pescam. Lá também é possível encontrar a temível onça pintada pegando peixe com a cauda(que ela usa como usamos a linha e anzol). Outro animal muito perigoso que vive por lá é o jacaré que anda por perto em busca de ovos das tartarugas, enquanto a suçuarana tenta devorar o gado que pasta. Vêem-se ainda por lá as capivaras e o tapir (maior mamífero selvagem do Brasil), além de patos selvagens, garças cinzentas, falcões, tucanos de bico vermelho araras e araraúnas que voam em bando.

florestas-tropicais

Mas afinal, o que é Hileia?

Hileia é uma palavra de origem grega, que significa floresta por excelência, ou verdadeira mata. Alexandre von Humbolt um naturalista alemão, designou com esse nome a formação de floresta equatorial que cobre grande parte da área centro-oriental da America do Sul correspondente á a Amazônia. São cerca de 3 milhões de Km² de selva sombria, fechada, úmida e eternamente verde, que se apresenta sob três modalidades  principais: mata de igapós, permanentemente inundada, com trepadeiras, situada em terrenos baixos alcançados pelas enchentes uma ou duas vezes ao ano, e mata de terra firme , nos terrenos não atingidos pelas enchentes normais, com vegetação muito densa, árvores de 30 a 60 m, ente as quais o caucho e o castanheiro, e onde vicejam o guaraná e a baunilha.

A parte brasileira da Hileia abrange o Amazonas, o Pará e o Acre, e os territórios de Rondônia, Roraima e Amapá.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas