Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O que é Histeria

O que é Histeria

Comportamento

Esse distúrbio é uma neurose marcada especialmente pela labilidade emocional. Manifesta-se através de sintomas principais como a paralisia, perda de visão, surdez entre outros. Os histéricos normalmente perdem o controle, de suas emoções quando se encontram sob intensa pressão que os atinge.

Histéria

Dramatização desnecessária, uma das características da histeria

Algumas pessoas usam o termo histeria de forma precipitada, quando dizem, por exemplo, “aquela pessoa é histérica”, ou ainda “Ah para de ser histérica”. Estas falas são na verdade muito superficiais já que histeria é uma neurose que dependendo do grau pode atrapalhar bastante a saúde mental de uma pessoa, por isso vamos entender alguns conceitos sobre este tema, para que possamos sair do superficial e entender de fato o que é uma pessoa histérica.

Muito grotescamente a histeria muita das vezes dá a impressão de simulação, já que é uma forma de neurose caracterizada por exagero teatral das reações emocionais e pela conversão de conflitos psíquicos em sintomas físicos. Um exemplo de reação de um histérico é que ao invés de apenas falar que a perna lhes dói, os histéricos a arrastam.

Características psicológicas das pessoas com neurose histérica

Os histéricos reagem às pessoas e situações com grandes arroubos emocionais e procuram chamar a atenção sobre si exibindo o que consideram serem características atraentes como bons modos, vestir-se bem, beleza física, superioridade moral, inteligência, ou buscando causar compaixão ou ciúmes. Chegam, por vezes, a serem espalhafatosos.

Eles geralmente adornam suas falas com termos superlativos e seus comportamentos são pouco autênticos. Sentem-se aborrecidos com as tarefas do dia a dia, mas só se envolvem em empreendimentos novos se eles prometem atrair atenção. Outro detalhe é que quando estão tristes, desmoronam-se em chorão e se estão alegres “soltam” gargalhadas altíssimas típicas dele.

Quais os sintomas da histeria?

Os sintomas da histeria são polifacéticos ouse seja podem imitar praticamente qualquer enfermidade podendo ser de dois tipos:

Sintomas conversivos: constituídos por expressões físicas de conflitos emocionais ex. anestesias, contraturas, paralisias, parestesias, perda da fala ou da visão, etc.

Sintomas dissociativos: em que ocorre uma cisão da consciência, originando bizarrias psicológicas como automatismos, amnésias, desmaios, estados crepusculares, etc.

O que seria as crises histéricas?

As crises são episódios em que os sintomas histéricos sobrevêm de maneira repentina, em geral se da por uma situação emocional desagradável na maioria das vezes os fatores desencadeantes dessas crises em geral são ligados à vida amorosa já que dificilmente são tomados na sua expressão real pelo (a) histérico (a) sendo que eles sempre acrescentam uma dose de fantasia, para torná-los ainda mais drásticos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas