Você está em: Clikaki »   Saúde » O que é linfadenite?

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Matheus

O que é linfadenite?

O que são gânglios linfáticos? São agregações de um tecido especial, de forma esférica ou aplainada e com tamanho que varia de 1 mm a 20 mm; agrupam-se em várias regiões do organismo, especialmente no pescoço, axilas, no espaço situado entre os dois pulmões... Veja mais sobre a linfadenite.

Linfadenite

Esta infecção consiste numa inflamação?

Realmente; a linfadenite é um processo inflamatório que afetava um ou vários gânglios linfáticos.

O que são gânglios linfáticos?

São agregações de um tecido especial, de forma esférica ou aplainada e com tamanho que varia de 1 mm a 20 mm; agrupam-se em várias regiões do organismo, especialmente no pescoço, axilas, no espaço situado entre os dois pulmões, nas proximidades da aorta, da parede intestinal, nos cotovelos e nas virilhas e são ligadas entre si pelos vasos linfáticos. Sua principal missão consiste em elaborar linfócitos, elementos que chegam à circulação e são destinados à defesa do organismo contra as infecções. Atuam como filtros, bloqueando e destruindo as substâncias estranhas que os vasos linfáticos conduzem a eles.

Por que se inflamam?

Na maioria dos casos os gânglios linfáticos inflamam-se como conseqüência da sobrecarga de trabalho que acarreta a destruição de micróbios e toxinas que recebem quando o organismo está afetado por um processo infeccioso. As infecções que podem ocasionar uma linfadenite são de tipos diferentes: infecções aguda na proximidade dos gânglios linfáticos (furúnculo, abscesso, ferida infectada, doença venérea, doença por arranhadura do gato); infecção crônica também na proximidade dos gânglios (tuberculose, micose) e infecção generalizada (mononucleose, toxoplasmose, vírus da rubéola).

Que outras causas podem originar uma linfadenite?

Entre as mais freqüentes estão a alergia a determinadas substâncias, como desenvolvem um processo antiimunizador. Por outro lado, os gânglios podem aumentar de volume sem estar inflamados, quando são afetados pela formação de um tecido novo de caráter tumoral (neoplasia).

É verdade que os gânglios aumentam de tamanho nas crianças mal alimentadas?

O tamanho dos gânglios não depende da quantidade de comida que se ingere. O que acontece é que o déficit alimentar predispõe as crianças a contrair doenças infecciosas que podem originar a inflamação dos gânglios.

Por que algumas crianças têm os gânglios inflamados, embora não estejam doentes?

Porque, como já se disse, estas conseqüências acompanham a maior parte das doenças infantis do tipo infeccioso e, com freqüência, mesmo depois de curadas, persiste uma ligeira inflamação dos gânglios que, por sua vez, não tem importância.

De que maneira se manifesta uma linfadenite?

Se o gânglio inflamado for superficial, nota-se uma aparência mais ou menos arredondada que dói ao ser tocado ou quando se tenta deslocá-lo. Se for profundo, a inflamação só será evidente observando-se a zona afetada com determinadas técnicas de laboratório, como, por exemplo, a linfografia.

É aconselhável aplicar panos quentes para combater a inflamação dos gânglios?

Não. Na maioria dos casos o gânglio inflamado não é mais que uma manifestação secundária de alguma infecção e, mesmo que ela se encontre na proximidade do gânglio ou se for uma infecção generalizada, esta solução caseira não adiantará nada.

O que deve fazer uma pessoa afetada de linfadenite?

Procurar imediatamente o médico a fim de que possa identificar a causa da inflamação o mais rapidamente possível e prescrever o tratamento adequado.

Avalie e compartilhe este artigo:

O que é linfadenite?
1 voto, média de votos: 5.00 (pontuação: 96%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Embraer apresenta novo transporte Militar

Gastando 2 milhões de dolares Miss universo de 1965 volta a ser jovem

Homem finge coma para não ir preso

Estado islâmico captura armas dos americanos

Professores que quiserem piso dever ir a loja

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |