O que é o Behaviorismo

Gostou? Seja +1!

Categoria: Ciências
Postado em:
Home » Ciências » O que é o Behaviorismo





Ivan Pavlov (foto) juntamente com

Ivan Pavlov (foto) juntamente com Vladimir Mikhailovich Bechterev foram os percursores do comportamentismo.

Behaviorismo do termo inglês behavior Significa comportamento/conduta. Conceito generalizado que engloba teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.

Behaviorismo Metodológico

O behaviorismo metodológico surgiu no começo deste século através de Watson com a proposta de tomar como objeto de estudo o comportamento mensurável, tudo tem que ter uma causa, e tem que ser observável, não existe uma verdade absoluta, novas vertentes vão surgindo.

Esta teoria do behaviorismo não nega a existência da mente, apenas por que nessa época não tinha recursos para estudá-la cientificamente. Foi influenciado pelo positivismo, onde a introspecção é rejeitada e estabelece como critério de verdade o observável consensual, procedimentos objetivos na coleta de dados. É pragmático, onde existe o antes, o depois, e o resultado.

A fragilidade do Behaviorismo metodológico fica evidente quando tentamos descrever alguns tipos de comportamentos como, por exemplo, sentir sede. O “sentir sede” não é observável, mesmo o relato hídrico, não é um referencial externo acessível por todos, e mesmo que fosse, continuaria equivocada, pois estaria medindo uma resposta fisiológica, mas não o sentir sede.

Behaviorismo Radical

No behaviorismo radical, segundo Skinner nega-se radicalmente e absolutamente que a existência de algo possa escapar do mundo físico, que não seja identificável no tempo (mente consciência, cognição) e aceita integralmente todos os fenômenos comportamentais.  Apesar de negar a mente, aceita estudar os eventos internos, apesar das dificuldades.

a

O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano e o comportamentismo busca resolver alguns mistérios dele.

Como no behaviorismo radical de Skinner é anulada a causalidade especulativa de eventos mentais não físicos as ideias de seleção por consequência vêm como uma forma de explicar certos comportamentos tomando o ambiente e não o sentir como principal fonte que controla os comportamentos.

No evolucionismo com a seleção natural de Darwin sobrevivem apenas os mais bem adaptados ao novo ambiente, no behaviorismo radical também acontece à seleção, aprende-se pelo ambiente, sempre uma mudança no meio produzirá alterações no organismo.

Assim qualquer ideia de sentimentos, sensações, consciência e outros traços da vida mental, o behaviorismo radical retoma e questiona o papel destes eventos na conduta humana.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes