Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » O que é o Behaviorismo

O que é o Behaviorismo

Comportamento

O Behaviorismo é um dos estudos mais complicados de todos, pois ela estuda sobre o comportamento humano. Saiba um pouco mais desse conceito da Psicologia.

Ivan Pavlov (foto) juntamente com

Ivan Pavlov (foto) juntamente com Vladimir Mikhailovich Bechterev foram os percursores do comportamentismo.

Behaviorismo do termo inglês behavior Significa comportamento/conduta. Conceito generalizado que engloba teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.

Behaviorismo Metodológico

O behaviorismo metodológico surgiu no começo deste século através de Watson com a proposta de tomar como objeto de estudo o comportamento mensurável, tudo tem que ter uma causa, e tem que ser observável, não existe uma verdade absoluta, novas vertentes vão surgindo.

Esta teoria do behaviorismo não nega a existência da mente, apenas por que nessa época não tinha recursos para estudá-la cientificamente. Foi influenciado pelo positivismo, onde a introspecção é rejeitada e estabelece como critério de verdade o observável consensual, procedimentos objetivos na coleta de dados. É pragmático, onde existe o antes, o depois, e o resultado.

A fragilidade do Behaviorismo metodológico fica evidente quando tentamos descrever alguns tipos de comportamentos como, por exemplo, sentir sede. O “sentir sede” não é observável, mesmo o relato hídrico, não é um referencial externo acessível por todos, e mesmo que fosse, continuaria equivocada, pois estaria medindo uma resposta fisiológica, mas não o sentir sede.

Behaviorismo Radical

No behaviorismo radical, segundo Skinner nega-se radicalmente e absolutamente que a existência de algo possa escapar do mundo físico, que não seja identificável no tempo (mente consciência, cognição) e aceita integralmente todos os fenômenos comportamentais.  Apesar de negar a mente, aceita estudar os eventos internos, apesar das dificuldades.

a

O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano e o comportamentismo busca resolver alguns mistérios dele.

Como no behaviorismo radical de Skinner é anulada a causalidade especulativa de eventos mentais não físicos as ideias de seleção por consequência vêm como uma forma de explicar certos comportamentos tomando o ambiente e não o sentir como principal fonte que controla os comportamentos.

No evolucionismo com a seleção natural de Darwin sobrevivem apenas os mais bem adaptados ao novo ambiente, no behaviorismo radical também acontece à seleção, aprende-se pelo ambiente, sempre uma mudança no meio produzirá alterações no organismo.

Assim qualquer ideia de sentimentos, sensações, consciência e outros traços da vida mental, o behaviorismo radical retoma e questiona o papel destes eventos na conduta humana.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas