Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » O que é o budismo

O que é o budismo

Religião

Com aproximadamente 2.500 ano de idade, a religião budista segue os ensinamentos de Buda, apesar de não ser muito conhecida no Brasil, essa religião faz um grande sucesso nos países asiáticos.

a

Escultura do Buda Amitaba, na China

O budismo é uma filosofia e religião fundamentada nos ensinamentos de Buda, ela tem aproximadamente 2.500 anos. Esta filosofia tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, alegria, liberdade, serenidade e sabedoria. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.

Quem foi Buda?

Siddhart Gautama, o Buda, nasceu no século VI antes de Cristo em Kapilavastu, no norte da Índia, onde hoje é Nepal. Siddhart era um príncipe que, logo após nascer, foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes. Lá um senhor sábio que havia dedicado sua vida toda à meditação longe da cidade tomou o menino em suas mãos e profetizou “Este menino será grande entre os grandes”.

Ele também disse que o menino se tornaria um poderoso rei ou um poderoso mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos. Aos 16 anos, ele se casou com sua bela prima Yasodhara e teve seu único filho, Rahula.

Siddhart sempre se mostrou curioso com a vida fora dos portões do palácio, por fim, em um belo dia, decidiu descobrir o que havia do outro lado Gautama e se chocou com a realidade de seu povo que vivia em condições desumanas, então aos 29 anos, ele decidiu buscar uma solução para o sofrimento humano aquilo que afligiu seu coração.

a

O budismo busca trabalhar a parte espiritual do homem, pois para eles um espírito sadio é um corpo saudável

Abriu mão de sua família e foi em busca de uma resposta. Em pouco tempo seguindo esse caminho ele se tornou Buda, o iluminado. Algum tempo depois ele fundou a doutrina budista, cujo conceito principal é de que as respostas do homem se encontram em seu interior.

Nesta mesma época, ele teve quatro visões que transformaram sua vida:

As três primeiras: O sofrimento devido ao envelhecimento, doenças e morte mostraram-lhe a natureza insensível da vida e as aflições universais da humanidade. A quarta visão, um eremita com um semblante sereno, revelou-lhe o meio de alcançar paz. Com isto, Buda que até então, era um rico príncipe chamado Siddhart abandonou toda sua fortuna e sua família em busca de paz eterna.

O Budismo, diferente de outras religiões, teve sua primeira divulgação feita de maneira apenas oral, sem nada ser escrito. O principal conceito da religião budista é o de que tudo que você faz traz consequências para você mesmo em algum momento da sua vida. Tanto positivamente como negativamente o budismo prega a boa conduta, a moral e a virtude mental antes de tomar ações.

A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir que são:

  • Não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito;
  • Não roubar;
  • Ter uma conduta sexual respeitosa;
  • Não mentir;
  • Não caluniar ou difamar;
  • Evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes;
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas